Confira os candidatos já oficializados à Prefeitura de Ribeirão para as eleições

Confira os candidatos já oficializados à Prefeitura de Ribeirão para as eleições

Número ainda pode sofrer alterações; membros do PSL questionam indicação

* Matéria atualizada às 8h30 de sexta-feira, 18.

Até essa sexta-feira, 18, a disputa pelo cargo de prefeito de Ribeirão Preto tinha onze nomes confirmados para as eleições municipais de 2020.

As legendas tinham até quarta-feira, 16, para realizarem convenções e têm até o dia 26 de setembro para apresentarem o registro dos candidatos à Justiça Eleitoral.

Confira os candidatos até o momento:

Antônio Alberto Machado (PT)

O candidato pelo Partido dos Trabalhadores é advogado, ex-promotor de Justiça e professor universitário. Filiado ao PT desde 2017, ele enfrentará sua primeira eleição partidária, ao lado da vice Elsa de Paula Rossi, professora municipal e ex-secretária da Educação.

Cris Bezerra (MDB)

Cristiane Framartino Bezerra é professora de história, escritora, já atuou na Secretaria Municipal de Cultura e foi chefe de assessoria parlamentar na Câmara Municipal. A professora substitui o ex-juiz João Gandini, que desistiu da candidatura. A chapa ainda terá como vice o Capitão Del Vechio, do PSL. A chapa conta ainda com o Partido Verde (PV).

Duarte Nogueira (PSDB)

O atual prefeito de Ribeirão Preto já confirmou que concorrerá à reeleição. Essa será a quinta eleição municipal que Nogueira disputa. Ele já participou do pleito em 1992, 2000, 2012 e 2016. Para a disputa do cargo majoritário, o partido fechou coligação com o PP, DEM, PTB, PL, PSC e Republicanos na chapa "Reconstruindo Ribeirão". E foi do PP que saiu o candidato ao cargo de vice-prefeito. O escolhido foi o advogado Daniel Marques Gobbi.

Emilson Roveri (Rede)

O engenheiro Emilson Roveri será o candidato à Prefeitura pelo Rede Sustentabilidade. Roveri já disputou em 2012, ficando na quinta posição, com cinco mil votos válidos. A chapa "Ribeirão Moderna, Mais Alegre e Menos Desigual" ainda conta com o advogado Luiz Henrique Mariano, também do Rede, como vice. A chapa também não fez coligação com outras legendas.

Fernando Chiarelli (Patriota)

O partido Patriota indicou e ex-deputado, Fernando Chiarelli para disputar o cargo. Chiarelli já foi vereador em Ribeirão Preto entre 1993 e 1995, além de ocupar o cargo de deputado federal entre 2009 e 2011. Chiraelli já tentou a vaga de prefeito em duas ocasiões, em 2004 e 2012, ficando na quarta posição em ambas.  Como vice, Chiarelli terá o companheiro de partido, Valter Vanzo Júnior. O candidato é sargento aposentado da Polícia Militar. A chapa recebeu o nome de "Chiarelli Mito" e não conta com a coligação de outros partidos.

Gérsio Baptista (PMN)

O Partido da Mobilização Nacional  (PMN) indicou o empresário Gérsio Baptista para a disputa pela Prefeitura. A nomeação ocorreu durante convenção realizada na Câmara Municipal, na terça-feira, 15. A chapa recebeu o nome de "Endireita Ribeirão" e ainda não possui vice definido. 

Luís Henrique Usai (PRTB)

O nome escolhido pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) foi o do coronel da reserva da Polícia Militar, Luís Henrique Usai. Essa será a primeira vez que Usai disputará um cargo no Executivo. O coronel reformado terá a professora aposentada Sueli Albanize como candidata ao cargo de vice-prefeita. Sueli foi professora da rede pública por três décadas e também integra o PRTB. A chapa "Ribeirão Próspera e Harmônica" não tem outros partidos coligados.

Mauro Inácio (PSOL)

O professor de história Mauro Inácio será o candidato pelo PSOL, em Ribeirão Preto. Inácio já concorreu nas eleições municipais em 2008 e 2012, ficando em quinto e sexto lugar, respectivamente. Para a vaga de vice, o PSOL escolheu a assistente social Mayra Ribeiro. A chapa recebeu o nome de “Ribeirão para a maioria” e não contará com partidos coligados.

Rodrigo Junqueira (PSL)

O Partido Social Liberal (PSL) oficializou a candidatura do engenheiro Rodrigo Junqueira. O vice escolhido foi o Cabo Luiz Fernando Pereira Ramos, o Cabo Ramos, também do PSL. A chapa "Fechados com Bolsonaro" não terá coligação.

Suely Vilela (PSB)

Suely Vilela é ex-secretária de Educação em Ribeirão Preto e foi primeira mulher a se tornar reitora da Universidade de São Paulo (USP). Concorrendo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a candidata terá o empresário Mateus Eduardo, do Podemos, como vice. A coligação ainda conta com os partidos PSD, Solidariedade, e recebeu o nome de "Legado para servir Ribeirão".

Vanderley Caixe (PC do B)

O advogado Vanderley Caixe Filho é o candidato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à Prefeitura. Ainda não foi definido o nome do vice na chapa “Uma nova Ribeirão é possível” e nem de partidos para coligação. Caixe, de 42 anos, foi coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto, integrou a comissão estadual sobre o tema e a Comissão de Defesa do Consumidor.

Disputa

Apesar da indicação do Capitão Del Vechio (PSL) para a chapa com o MDB, alguns membros do PSL não gostaram da coligação com a sigla. O engenheiro Rodrigo Junnqueira, que demonstrou interesse em concorrer pelo partido ainda em abril de 2019, foi um deles. A ala autointitulada "bolsonarista" do PSL, da qual Junqueira faz parte, alega  que a convenção do partido ocorreu fora dos trâmites legais. 

Por isso, Junqueira entrou com um agravo de instrumento no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Segundo ele, o Diretório Estadual do PSL reconduziu o diretório municipal do partido à condição de órgão provisório. 

"Após, promoveu a constituição de uma Comissão Provisória Municipal, registrando seus membros, alguns ainda não filiados, e tornou “sem efeito o edital de convocação da convenção municipal” do Partido, convocada para o dia", escrevem no recurso.

Assim, o Tribunal autorizou a realização de uma nova convenção partidária. Procurada, a assessoria do PSL informou que o setor jurídico da legenda analisa o recurso. 

Desistência

Na manhã de sexta-feira, 18, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Lincoln Fernandes (PDT), desistiu da candidatura a prefeito de Ribeirão Preto. A candidatura de Fernandes havia sido oficializada no dia 12 de setembro, durante convenção do partido. 

Agora, ele irá tentar a reeleição na Câmara. Lincoln ainda não tinha um nome para vice na chapa e alegou que falta de consenso entre a oposição ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB) foi o motivo da desistência. "Não se constrói sozinho um Projeto de Prefeitura de última hora", diz a nota.

O deputado federal Ricardo Silva (PSB) e o juiz aposentado João Gandini (MDB) também já haviam anunciado a desistência na corrida eleitoral para a prefeitura.

Lincoln disse, em nota publicada nas redes sociais, que irá disputar a eleição como candidato à reeleição e que pretende continuar na oposição ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB). “Entendo que ainda posso contribuir muito com o crescimento da cidade como vereador combativo e independente. É uma decisão difícil, porém de extrema responsabilidade”.

Veja a nota publicada nas redes sociais:

"Como vereador Presidente da Câmara de Ribeirão Preto, tenho minha responsabilidade institucional, agradeço aos milhares de amigos e incentivadores que gostariam que eu fosse candidato a prefeito , já nessa eleição, em primeiro mandato. Não faltaram esforços para unir a oposição nos últimos dias, pelo menos de minha parte.  Entendo que ainda posso contribuir muito com o crescimento da cidade como vereador combativo e independente. É uma decisão difícil, porém de extrema responsabilidade. Em um ano de eleições atípicas, não se constrói sozinho um Projeto de Prefeitura de última hora."


Foto: Revide

Compartilhar: