PT e PSOL montam chapa para a presidência da Câmara de Ribeirão Preto

PT e PSOL montam chapa para a presidência da Câmara de Ribeirão Preto

Duda Hidalgo (PT) concorrerá à presidência; eleição será realizada no dia 1º de janeiro

* Matéria atualizada às 15h32 para inclusão de posicionamento do PSB.

Os partidos PT e PSOL apresentaram, nesta segunda-feira, 28, uma chapa para concorrer à eleição da mesa diretora da Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto.

A escolhida para disputar a presidência deverá ser a vereadora Duda Hidalgo (PT), a vice-presidência ficará com o coletivo Ramon Todas as Vozes (PSOL) e o Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) foi indicado para a primeira secretaria. Todos os indicados ingressam no primeiro mandato a partir de 2021.

De acordo com um manifesto lançado para divulgar a candidatura, a formação da chapa se deu com o objetivo de conformar um bloco por uma Câmara "independente e popular, para atuar em prol de uma Mesa Diretora mais representativa e um legislativo alinhado aos anseios do povo ribeirãopretano".

Segundo o grupo, a representatividade e a renovação política foram demandas que culminaram na entrada de novos representantes, que apresentaram campanhas pautadas na defesa das lutas das periferias da cidade. 

"Essa mudança causada pelos novos mandatos eleitos fortaleceu também a presença e o  protagonismo político de mulheres, jovens, negras e negros e LGBTQIAP+, das pessoas  representantes de associações de moradores, territórios e periferias – uma vitória do povo. [...] Considerando tudo isso, é nosso dever, a partir dos mandatos que nos foram conferidos, dentro da Câmara de Vereadores, responder a esses anseios. [...] Lutaremos por uma Câmara aberta ao povo e que com ele construa saídas para a atual crise sanitária e social em que nos encontramos. Lutamos por mais participação social e para resgatar a esperança com a política e a transformação social", declarou a chapa.

A chapa conta ainda com o vereador Luís França (PSB), mas não recebeu assinaturas de outros representantes do PSB, como Sérgio Zerbinato e Jean Corauci. A legenda não fechou questão em relação à escolha da mesa diretora.

"O PSB é representado na Câmara Municipal por três vereadores. Como presidente do partido em Ribeirão Preto, informo que não houve fechamento de questão com relação aos candidatos que disputam a presidência do Legislativo Municipal. A decisão, que ainda não foi tomada, será deliberada por decisão da maioria", declarou Evaldo Felício, presidente do PSB em Ribeirão Preto.

Favorito 

Por outro lado, o nome de Alessandro Maraca (MDB), atual vice-presidente, já é tido como certo para comandar o legislativo em 2021.  O emedebista é visto como um nome de conciliação na casa e deverá contar com o apoio da maioria dos vereadores que foram reeleitos.

Posse e eleição

A eleição da mesa diretora da Câmara ocorre logo na sequência da cerimônia de posse, marcada para o dia 1º de janeiro, às 10h. A mesa diretora é composta por presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.

Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será vedada a participação de público, sendo autorizada somente a presença de profissionais da imprensa. Além dos 22 vereadores, também tomará posse nesse dia o prefeito reeleito Duarte Nogueira (PSDB)


Foto: Divulgação

Compartilhar: