Conheça um pouco mais sobre os vereadores eleitos em Ribeirão Preto

Conheça um pouco mais sobre os vereadores eleitos em Ribeirão Preto

Entre as novas caras estão, pastor, estudante e mandatos coletivos

A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto contará com oito vereadores novatos e 14 reeleitos para a legislatura 2021-2024. O resultado foi divulgado às 00h04 desta segunda-feira, 16, pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional do Estado de São Paulo (TRE-SP).

Os partidos MDB, PSBD e PSB terão as maiores bancadas na Câmara, com três vereadores cada. Confira: MDB (3), PSDB (3), PSB (3)  Cidadania (1), PDT (1), Republicanos (1), PT (2), PP (2), DEM (1), PSOL (1), PSL (1), PL (1), PRTB (1) e  Novo (1).

Confira o perfil dos vereadores seguindo a ordem dos mais votados. 

Igor Oliveira (MDB) - 5.061 votos

Igor José Vinicius de Oliveira, é jornalista, apresentador e empresário. Foi o vereador mais votado pela segunda vez consecutiva. Em 2018, Igor Oliveira presidiu a Câmara Municipal. Pelo renome no MDB e por conta do pai, o deputado estadual Leo Oliveira (MDB), o vereador destacou em sua campanha os recursos estaduais e federais direcionados para o município.

Marcos Papa (Cidadania) - 4.837 votos

O vereador Marcos André Papa ingressa no terceiro mandato na Câmara Municipal. Nas eleições de 2016 foi o segundo mais votado, feito que repetiu nesta eleição. Durante a campanha e o mandato, Papa defendeu pautas ambientais e de mobilidade urbana na cidade. Foi presidente das CPIs da Eutanásia Animal e do Transporte Coletivo. 

Licnoln Fernandes (PDT) - 4.643 votos

O jornalista Lincoln Pereira Fernandes é o atual presidente da Câmara Municipal, cargo que também ocupou em 2019. Durante o tempo em que esteve à frente do Legislativo, Fernandes fez oposição do governo Duarte Nogueira, além de ter como um dos principais discursos de campanha a economia e a transparência da atual composição do parlamento.

Brando Veiga (Republicanos) - 4.186 votos

Ildebrandio Oliveira Veiga é pastor da Igreja Universal e um dos novos nomes na Câmara para o próximo mandato. Durante a campanha, Veiga defendeu pautas como educação, juventude, esporte e na preservação de valores cristãos. Essa foi a primeira eleição que o candidato disputou. 

Maurício Gasparini (PSDB) - 3.517 votos

Maurício Menna Barreto Gasparini é músico, apresentador e foi eleito para o terceiro mandato em Ribeirão Preto. Filho o prefeito que mais tempo governou Ribeirão Preto, Gasparini utilizou a experiência e o reconhecimento do sobrenome durante a campanha. Durante o último mandato, o vereador integrou a Comissão de Constituição e Justiça, é o atual presidente da Comissão de Segurança Pública, além de fazer parte do bloco que dava suporte ao prefeito Duarte Nogueira na Câmara.

Duda Hidalgo (PT) - 3.481 votos

Com 3.481 votos, Maria Eduarda Alencar Hidalgo, foi a mulher mais votada nas eleições municipais de 2020 em Ribeirão Preto. Duda também é a pessoa mais jovem a ocupar o cargo na atual legislatura, com 21 anos. A vereadora eleita cursa Direito na USP de Ribeirão Preto. Na campanha, Duda destacou pautas como educação, juventude, direito das minorias e questões sociais. Essa foi a primeira eleição da qual ela participou.

Gláucia Berenice (DEM) -  3.308 votos

Gláucia Berenice Santos da Silva foi assistente social e é a vereadora mais experiente em atividade na Câmara de Ribeirão Preto. Ingressando no quarto mandato, a parlamentar defende pautas como Educação, direitos humanos e transparência. Gláucia é a atual presidente da Comissão Permanente de Educação e a de Finanças. 

Bertinho Scandiuzzi (PSDB) - 3.226 votos

O dentista José Roberto Scandiuzzi é o decano da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Indo para o quinto mandato consecutivo, Scandiuzzi ocupa um assento no parlamento desde 2001. Apesar de ser um histórico membro do PSDB, o vereador apresentou autonomia na última legislatura, inclusive, para votar contrário à pautas enviadas pelo governo quanto entendeu necessário. 

Jean Corauci (PSB) - 3.085 votos

Outro vereador que possui um sobrenome tradicional na política ribeirãopretana, Jean Daniel Corauci, foi reeleito para o segundo mandato. Durante o último mandato, Corauci ganhou destaque ao atuar no embate com a Prefeitura pela implantação do IPTU Verde no município, que previa descontos no imposto para quem adotasse medidas sustentáveis. Durante a pandemia, o vereador esteve à frente da Comissão Especial de Estudos que debateu a reabertura do comércio e atividades econômicas no município.

Alessandro Maraca (MDB) - 2.887 votos

Alessandro da Silva Firmino, o Maraca, é advogado e já ocupou a Secretaria da Cultura em Ribeirão Preto. Foi eleito para o segundo mandato e conta com a força da legenda no nível estadual e federal. Maraca teve destaque à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou irregularidades no serviço de tapa buracos em Ribeirão Preto, além dos projetos voltados ao patrimônio histórico, como o Lar Santana.

Ramon Todas As Vozes (PSOL) - 2.744 votos

Ramon Fernandes Faustino será o representante do mandato coletivo "Todas as Vozes". Além dele, outras oito pessoas fazem parte do mandato e irão auxiliar o parlamentar no estudo de propostas e temas a serem discutidos. O coletivo defende a valorização dos serviços públicos, pautas racias e geração de emprego e renda para a população periférica. O coletivo é formado por: Sheila Brandão, Jessica Romero, Viviane Silva, Anita Silva, Patrícia Cardoso, Flávio Racy e Márcia Rubiano.     

Maurício Vila Abranches (PSDB) -  2.740 votos

Maurício Euripedes Francisco, popularmente conhecido pelo nome do bairro que é seu reduto eleitoral. Vila Abranches tem projetos voltados para a Zona Leste da cidade, principalmente, zeladoria e valorização da região. 

Paulo Modas (PSL) - 2.464 votos

O empresário Paulo da Silva, o Paulo Modas, foi eleito para o seu terceiro mandato no legislativo municipal. Modas é o atual presidente da Comissão de Direitos à Pessoa com Deficiência, além de integrar as comissões de Segurança Pública e Educação. 

Renato Zucoloto (PP) - 2.282 votos

Renato de Oliveira Zucoloto é advogado, mestre em Direito Público e fez carreira na Justiça Federal. Foi reeleito para o segundo mandato. É o atual primeiro secretário da mesa diretora da Câmara. 

Elizeu Rocha (PP) - 1.917 votos

O empresário Elizeu Candido da Rocha ingressará em seu segundo mandato na Câmara. Com forte atuação em bairros da Zona Sul como Santa Cruz e Irajá, Rocha é o presidente da Comissão de Administração, Planejamento, Obras e Serviços Públicos e vice-presidente da Comissão Comissão de Seguridade Social e Previdência.

Sérgio Zerbinato (PSB) - 1.913 votos

Sérgio Luiz Zerbinato Rodrigues, de 29 anos, é mais um que compõe a nova safra de vereadores eleitos. Formado em Logística, Zerbinato tem forte atuação na causa animal e do meio ambiente. É um rosto conhecido da população do complexo Ribeirão Verde, por onde realizava seus projetos sociais.

Luís França (PSB) - 1.868 votos

França tomou posse na Câmara Muncipal em dezembro de 2019, após o afastamento do vereador Otoniel Lima. O vereador é mais um representante do Complexo Ribeirão Verde, sendo conhecido por ter atuado à frente da associação de moradores do bairro. 

Matheus Moreno (MDB) - 1.809 votos

Matheus Moreno de Almeida foi por três vezes líder comunitário da Associação de Moradores da Comunidade Jardim São José, na zona leste de Ribeirão Preto. Durante a campanha, Moreno levantou bandeiras como zeladoria urbana, esportes e cultura para a juventude. 

André Rodini (Novo) - 1.756 votos

O André Rodini é o primeiro candidato eleito pelo partido Novo na Câmara de Ribeirão Preto. Rodini é foramdo em Direito pela Unaerp e possui pós-graduação em  Gestão de Negócios, focado em comércio exterior. O vereador eleito defende pautas como redução do gasto público, sustentabilidade e privatizações.

Isaac Antunes (PL) - 1.705 votos

O empresário Isaac Dalcol Antunes foi o único candidato do PL reeleito para o próximo mandato na cidade. Durante os últimos quatro anos, Antunes se destacou pela articulação política e pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça. 

Coletivo Popular Judeti (PT) - 1.614 votos

Outro coletivo eleito foi o da vereadora Judeti de Freitas Pimenta Zilli. A vereadora eleita conselheira municipal dos direitos da mulher em 2018. O coletivo conta com Paulo Honório, Silvia Diogo, Ádria Maria e Danilo Valentim. O grupo reúne pessoas voltadas à luta pelos direitos das minorias, moradia popular, contra o racismo e educação municipal. 

Franco (PRTB) - 1.480 votos

O cabeleireiro José Donizeti Ferro, o Franco, foi o único vereador eleito pelo distrito de Bonfim Paulista. O vereador eleito defendeu pautas como zeladoria urbana, cultura e segurança no trânsito voltadas para a população de Bonfim.


Fotos: Câmara Ribeirão Preto / Divulgação

Compartilhar: