Educação continuada como foco
Fábio José Gonçalves da Luz, presidente do Centro Médico e Bruna Meucci, diretora científica

Educação continuada como foco

Novo Centro de Eventos do Centro Médico conta com cinco anfiteatros e sala de EAD, para atividades em diversas áreas, tanto científicas quanto culturais

Educação continuada como foco

Foi inaugurado no dia 14 o novo Centro de Eventos Luiz Tinoco Cabral do Centro Médico de Ribeirão Preto. O espaço conta com um conjunto com cinco anfiteatros e salas com capacidade total de 275 lugares, bem equipados e aptos a receber até cinco eventos simultâneos. Há ainda um estúdio de gravação para aulas de educação à distância (EAD). Todos os espaços estão disponíveis para locação.


Localizado no Jardim Irajá, área central e de ótima localização em Ribeirão Preto, e com estacionamento próprio, o Centro de Eventos do Centro Médico ocupa uma área total de 900 m² e possui ambientes apropriados para atividades em diversas áreas, tanto culturais quanto científicas, tendo como foco a produção e a educação continuada.


“O aprimoramento profissional é a tônica para as próximas décadas e o Centro Médico se preparou para isso com instalações modernas e devidamente equipadas para receber uma programação diversa”, enfatiza o presidente do Centro Médico, Fábio José Gonçalves da Luz.  


A cidade de Ribeirão Preto tem cerca de seis mil médicos atuantes, chegando a 10 mil profissionais em toda a região metropolitana. São ao todo quatro faculdades de medicina, cujos graduandos integram um mercado com alta demanda pela educação continuada e onde a capacitação permanente é essencial para o exercício da profissão.

 

Anfiteatro Antônio Duarte Nogueira


“Capacitação e reciclagem permanente fazem parte do universo da medicina e da carreira médica. Nesse sentido o Centro Médico atende essa necessidade de aprimoramento constante, bem como promove a integração com a comunidade médica como um todo. O Centro Médico traz segurança profissional ao possibilitar o acesso a programas de educação continuada”, observa Fábio Luz.


Nos últimos três anos foram realizadas mais de 20 palestras voltadas à qualificação profissional. A médica Bruna Montagnani Meucci, diretora científica e responsável pelo programa de educação continuada do Centro Médico, ressalta que as formações contaram com a participação de profissionais renomados de áreas diversas, inclusive palestrantes internacionais. “Eventos de capacitação e reciclagem profissional na área médica são muito importantes para que os profissionais estejam sempre atualizados. O foco do Centro Médico é tornar esse conteúdo acessível, abordando temas relevantes e oferecendo um conteúdo de qualidade”, salienta.


O médico Wadis Gomes da Silva, diretor tesoureiro do Centro Médico, também ressalta a importância de disponibilizar conteúdos que atendam a demanda por conhecimento e formação. “Uma das principais atividades do médico é estudar. Com o Centro de Eventos conseguimos proporcionar ambientes confortáveis e equipados para este fim. Há a possibilidade de realizar eventos presenciais e virtuais simultâneos, além de salas e estúdios onde podem ser feitas gravações e edições de aulas”, explica.


Para o médico Paulo Luz, a oferta de conteúdo é sempre necessária e valiosa, tanto aos profissionais que estão começando quanto os que estão há mais tempo na profissão. “A reciclagem é uma constante em nossa área e a renovação do conhecimento é essencial. O Centro Médico proporciona essa proximidade entre os profissionais e a troca de informações. Além disso, o contato entre gerações é sempre bem-vindo”, afirma.

 


Anfiteatro Paulo Gomes Romeu


Para a médica Lidia Monteiro Marin Torres, coordenadora da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto, o Centro Médico é um espaço importante por agregar e valorizar a classe médica, especialmente com a oferta de atividades de aprimoramento profissional. O médico Tomas Yung Joon Kim, que assume a diretoria na gestão 2023-2026, afirma ser de grande responsabilidade a continuidade do trabalho, para que o Centro Médico cumpra sua função de existir em prol da classe médica.


O Centro do Eventos disponibiliza seis ambientes, entre salas e anfiteatros equipados e com tamanhos diversos. Cada espaço presta homenagem a uma personalidade da área médica. Além da parte cientifica, o Centro Médico conta também com dois espaços para a preservação do conhecimento: o Museu da Medicina Dr. Célio Ronchini Lima e a Biblioteca Médica Histórica Dra. Cleusa Cascaes Dias, declarados patrimônios culturais de Ribeirão Preto por meio de projetos de lei de autoria do vereador Alessandro Maraca, com o apoio do secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão. 

 


Sala Cássio Ruas de Moraes

 

Anfiteatros e salas

 

• Anfiteatro 1: Dr. Paulo Gomes Romeu (capacidade para 75 lugares). Presidente da casa na década de 50, responsável por organizar a campanha que trouxe para Ribeirão Preto a Faculdade de Medicina da USP.


• Anfiteatros 2 e 3: Dr. Antônio Duarte Nogueira (capacidade para 150 lugares, reversível para dois anfiteatros). Médico e prefeito de Ribeirão Preto por dois mandatos, doou a área onde o Centro Médico está localizado.


• Sala 4: Dr. Cássio Ruas de Moraes (capacidade para 25 lugares). Ex-presidente em cujo mandato foi garantido a posse de doação da área. 


Sala 5: Dra. Maria Terezinha Infantosi Vannucchi (capacidade para 25 lugares). Primeira mulher a presidir o Centro Médico.


Sala 6: Dr. Antônio Alberto de Felício, destinada ao estúdio de gravação para aulas EAD e projetos audiovisuais. Ex-presidente responsável por alavancar as obras de instalação do Centro Médico.

 

Centro Médico de Ribeirão Preto – Associação Médica Metropolitana
Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275, Jardim Irajá
Telefones: (16) 3623-0999 e 
(16) 99261-8353
Site: centromedicorp.org.br


Fotos: Luan Porto/Revide

Galeria de imagens

Compartilhar: