Liceu Albert Sabin: verdadeiramente bilíngue
O Programa Internacional disponibilizado aos alunos é um dos destaques do projeto pedagógico do Sabin

Liceu Albert Sabin: verdadeiramente bilíngue

Programa Internacional do Liceu Albert Sabin estimula aprendizagem do inglês como forma de comunicação e expressão, dentro de diferentes contextos e com a máxima naturalidade

Liceu Albert Sabin: verdadeiramente bilíngue

Edificar um trabalho alicerçado na excelência de ensino, capacitando os estudantes para a vida em sociedade por meio da educação como um processo de desenvolvimento físico, intelectual e moral, é a missão do Liceu Albert Sabin. Pautada em valores como comprometimento, acolhimento, ética, a escola vem, há anos, desenvolvendo um trabalho que se tornou referência em Ribeirão Preto. Entre os diversos pontos que marcam a história da Instituição, destaca-se o desenvolvimento do Programa Internacional.

 

A Coordenadora Mônica Montagna Rossini, ressalta: “O Programa Internacional segue o modelo pedagógico adotado pelo Liceu Albert Sabin, valorizando a importância da construção do conhecimento por meio da interação social. Como temos o propósito de que nossos alunos se tornem verdadeiramente bilíngues, tendo proficiência tanto na língua materna (Português) como na segunda língua (Inglês), criamos um programa que proporciona um ambiente internacional em que a criança perceba a necessidade de se comunicar também em inglês nas suas práticas sociais e acadêmicas”, explica.


Mônica, formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia,  certificações pela TEFL (Teaching English Foreigner Language), no Canadá e TCC (Teacher Training Center for International Educators), chega ao Liceu Albert Sabin trazendo mais de 20 anos de experiência em educação bilíngue e internacional e 11 anos na renomada escola internacional americana Chapel School, em São Paulo.

 

É importante salientar que a plasticidade cerebral da criança é muito maior do que a de um adulto, o que facilita qualquer tipo de aprendizagem. “A motivação por aprender, investigar, criar hipóteses, explorar matérias e conhecer o mundo é uma das maiores características da infância. Quando aproveitamos esse contexto para apresentar conteúdos de forma atraente e significativa, celebrando seus avanços e facilitando, com olhar individualizado, seu desenvolvimento global, a segunda língua torna-se tão familiar quanto a primeira”, acrescenta Mônica. A coordenadora explica também que a transferência das hipóteses de leitura e escrita da língua materna para o Inglês ocorre com tranquilidade.

 


Aulas ministradas em inglês contribuem para que as crianças ampliem seu repertório linguístico em diferentes contextos

 

Aprendizagem  com propósito 


A partir do Infantil 5 (K5), as crianças começam a participar do programa, ficando dois dias da semana em período integral. Assim, os alunos sentem-se completamente adaptados para passarem a frequentar a escola quatro tardes durante a semana, ao ingressarem no Ensino Fundamental. Esse período estendido possibilita um trabalho na segunda língua em diversas disciplinas.

 

As aulas de Educação Física, as aulas práticas de Ciências, por exemplo, passam a ser ministradas em inglês, contribuindo para que as crianças ampliem seu repertório linguístico ao praticá-lo em outro contexto. “A escola tem o papel de proporcionar um ambiente internacional para que a criança reconheça a necessidade de usar o inglês como forma de comunicação e expressão”, completa a professora.  

 

 

Infraestrutura

 

Para acompanhar o processo de aprendizagem, a unidade Golfe foi projetada especialmente para os alunos da Educação Infantil (crianças de 2 a 5 anos) e Ensino Fundamental I e II. Situada em uma região privilegiada, com fácil acesso e portarias independentes, a escola possui uma ampla área verde ao redor dos prédios.

 

Salas de aula climatizadas, biblioteca, sala de música, laboratório de Ciências, espaço Maker, cozinha experimental, moderno complexo poliesportivo (Centro de Treinamento, pista de atletismo, quadras e vestiário), parques, pátios, cantina e restaurante compõem a estrutura física do Liceu Albert Sabin. Cada detalhe foi projetado e desenvolvido para garantir, também, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, a segurança dos alunos. 


Fotos: Revide

Compartilhar: