Bombeiro nos Jogos Mundiais

Bombeiro nos Jogos Mundiais

O bombeiro foi o único da região selecionado para disputar os jogos devido aos bons trabalhos prestados à comunidade e ao Corpo de Bombeiros

Ribeirão Preto e região está representada na 11ª Edição dos Jogos Mundiais de Bombeiros (World Firefighters Games), que acontece entre os dias 21 e 29 de agosto em  Daegu, na Coreia do Sul, pelo 3º Sargento PM Julio Cesar Damasceno do 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto.

Será a primeira participação do sargento nos Jogos Mundiais de Bombeiros e ele disputará duas modalidades esportivas: futebol society e corrida de 10 mil metros.

O bombeiro foi o único da região selecionado para disputar os jogos devido aos bons trabalhos prestados à comunidade e ao Corpo de Bombeiros, e por seu empenho em cursos especializados e treinamentos nas áreas de Salvamento e Resgate.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo já vem há alguns anos participando do torneio enviando bombeiros para a competição.  A escolha do representante é baseada em resultados. São selecionados os que mais se destacam em treinamentos e atendimentos de ocorrências.

Para o 3º Sgt PM Damasceno, é uma honra representar os bombeiros brasileiros. “Primeiro, é uma satisfação ter sido escolhido, agraciado, por bom trabalho prestado, como forma de reconhecimento de desempenho. Segundo, é bom poder representar o Corpo de Bombeiros, não só de São Paulo, mas também do Brasil, participando de uma competição mundial e podendo mostrar para o público internacional a competência e as técnicas dos bombeiros brasileiros. Terceiro, será ótimo conhecer novas culturas, tanto do país sede do evento como dos bombeiros dos países que lá estarão. Poder compartilhar tudo isso será uma experiência inesquecível”, diz Damasceno.

O sargento embarcou no dia 18 de agosto para a Coreia do Sul com o apoio da Fundação Conrado Wessel que patrocina ações, eventos e competições do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo.

Jogos Mundiais de Bombeiros

A competição surgiu na década de 90, na Nova Zelândia, e foi concretizada por um comitê de bombeiros australianos e neozelandeses com a finalidade de coroar o bombeiro mais resistente através das provas profissionais.

Com o passar dos anos, a competição ganhou forma e passou a ter todas as modalidades olímpicas, e hoje é a maior competição de bombeiros do mundo. Já foi sediada por países como: Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Canadá, África do Sul, França, Inglaterra e China. É  realizada de dois em dois anos e tem vinte modalidades esportivas.

Revide On-line (Colaborador: Ícaro Ferracini)

Compartilhar: