RP discute voto limpo

RP discute voto limpo

Dentro da Campanha Civilidade nas Eleições 2010 foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 13, um debate sobre a importância do voto consciente

O debate sobre a Campanha Civilidade nas Eleições 2010, que discutiu a importância do voto consciente, foi realizado na noite do dia 13 de setembro, promovido pela Revide, pelo promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa, pela Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp).

O evento aconteceu na sede da Aeaarp e reuniu mais de 100 pessoas. A mesa foi composta pelos diretores da Revide, Isabel de Farias e Murilo Pinheiro, o presidente da associação, Roberto Maestrello, o promotor de Justiça Carlos Cesar Barbosa, o representante da OAB, Leandro Stoco e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Alexandre Lucca Cabarite.

Os organizadores abordaram aspectos relativos ao processo eleitoral, enfatizando a importância da valorização do voto, e responderam a perguntas elaboradas pelos participantes.

O diretor de redação da Revide, Murilo Pinheiro, chamou a atenção para importância da consagração do voto consciente."Temos a oportunidade agora de escolher, através do voto, representantes para o legislativo e executivo que decidirão o destino do país nos próximos anos. É importante lembrar que em longos períodos de nossa história esse direito foi suprimido. Nesse processo, que entra em sua reta final, é preciso estar atento. Ética e cidadania tem a ver com liberdade de escolha e é possível encontrar biografias dignas do exercício da função pública", afirmou Murilo.

O promotor de Justiça, Carlos Cezar Barbosa, explicou aos presentes a finalidade e composição da Cartilha Educativa, criada como material de apoio para a Campanha Civilidade nas Eleições 2010, que colocou em primeiro lugar a importância do voto, em segundo a importância do cidadão participar ativamente do processo eleitoral e, em terceiro, os cuidados que o eleitor precisa ter na escolha dos candidatos. "Se você montar uma empresa não vai buscar gente competente para trabalhar nela?", questionou os presentes.

Carlos Cezar Barbosa também enfatizou a importância da democracia e do envolvimento político dos cidadãos. "O primeiro artigo da Constituição diz que todo poder emana do povo e é por ele exercido através do voto. Mas o brasileiro perdeu a cultura do interesse pelo voto, pela política, pela democracia. Com a ressalva de alguns episódios isolados como as "Diretas Já" e o "Impeachment" de Fernando Collor, parece que a sociedade se anestesiou em relação ao processo político e isso é muito ruim para todos. Não há processo democrático saudável sem a participação da população na escolha dos candidatos e na cobrança de seus atos. O cidadão é o fiscal. O voto de protesto é uma pirraça contra você mesmo, sua família, seus filhos e seu semelhante" ressaltou.

Para completar, Roberto Maestrello, afirmou que o exemplo de engajamento da Aeaarp, da OAB, da ACI e da Revide deveria ser seguido por outras entidades em busca de se colocar o exercício da cidadania como prática prioritária.

"Estou aqui como cidadão em primeiro lugar, para tentar influenciar outras pessoas a valorizar seu direito ao voto. Para tentar fazer com que essa discussão do voto consciente saia do ambiente acadêmico e ganhe as ruas. O voto consciente é uma arma, é um filtro que retém as impurezas, é um instrumento de posicionamento da sociedade. Fazer o cidadão mais simples ter acesso à informação e se questionar sobre como votar corretamente é uma obrigação de todos. Só mudando a característica das pessoas que nos representam conseguiremos colocar um fim a esse festival de leis pisoteadas", disse o presidente da Aeaarp.

Revide Online
Texto: Yara Racy
Fotos: Ibraim Leão

*matéria publicada em 14/09/2011

Compartilhar: