Dia da Saúde e Nutrição é um alerta para cuidados com a alimentação

Dia da Saúde e Nutrição é um alerta para cuidados com a alimentação

Especialista esclarece mitos nutritivos e orienta sobre a importância de manter hábitos saudáveis na rotina alimentar

O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado neste domingo, 31, e simboliza uma oportunidade para refletir sobre as boas práticas de alimentação e de como as escolhas no dia a dia podem influenciar na saúde de maneira geral. Estabelecer hábitos saudáveis ainda é um desafio para diversas pessoas, segundo conta Daiane Esteves, docente da área de gastronomia e alimentação do Senac Ribeirão Preto, por isso, como motivação, é preciso lembrar que a alimentação adequada é a principal responsável por um desempenho positivo do organismo, evitando enfermidades.

Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas a especialista afirma que é uma questão de hábito e persistência. Os benefícios de optar por uma dieta saudável são inúmeros e ainda se potencializam quando associados a uma prática de exercícios físicos. Daiane também explica que, diante de rotinas agitadas, que exigem energia constante das pessoas, a alimentação pode ser peça-chave para se obter mais disposição, tanto no aspecto físico quanto no mental.

“Nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais. Montar um cardápio equilibrado pode ajudar, inclusive, a ficar menos vulnerável a doenças como diabetes, obesidade, anemia e hipertensão”, diz a profissional. Mas isso quer dizer que alguns alimentos devem ser banidos do cardápio? Daiane explica que não e conta alguns mitos que assombram a vida alimentar:

Posso ter uma alimentação saudável e ainda comer massa?

 Claro! O segredo está na quantidade em que esse tipo de alimento é ingerido. Podemos comer massas sem interferir no peso, e uma boa dica é sempre fazer trocas de carboidrato. Por exemplo: se você for comer macarrão, não deverá ingerir arroz, batata ou pão na mesma refeição. É um equilíbrio.

Ingerir líquidos durante a refeição engorda?

Não. O que acontece é que muito líquido ingerido durante a refeição pode resultar em atraso na digestão e gerar uma sensação de inchaço. O ideal é beber, no máximo, um copo para ajudar na ação das fibras no organismo, principalmente as solúveis, que precisam da água para atuação. Água com gás deve ser evitada, pois atrapalha a digestão e ainda gera gases.

Comer ovo demais engorda?

O ovo em si é um ótimo alimento, tem proteínas de alto valor biológico na clara que chamam a atenção, principalmente das pessoas que fazem academia. Na gema, o destaque fica para a vitamina A, mas também tem o colesterol. Por isso, o que devemos compreender é que o que ajuda no acúmulo de peso e pode prejudicar a saúde são os excessos. Tudo em excesso faz mal.

Comer apenas verduras e carnes facilita no processo de emagrecimento?

Tudo depende de fazer uma dieta adequada e individualizada. Inicialmente, a maioria das pessoas que optam por comer apenas folhas e carnes acaba emagrecendo, porém isso não dura muito tempo, devido a uma restrição descontrolada de carboidrato. Além de que, em alguns casos, essa prática pode provocar deficiência de vitaminas e minerais. É importante procurar o profissional nutricionista para elaborar uma dieta saudável. Não existe milagre, mas, sim, persistência e adequação da rotina alimentar.

*Informações da Assessoria de Imprensa do Senac Ribeirão Preto 


Foto: engin akyurt por Pixabay

Compartilhar: