E-book gratuito ensina a identificar sinais de alerta na saúde mental

E-book gratuito ensina a identificar sinais de alerta na saúde mental

Em formato de perguntas e respostas, o material traz dicas e recomendações para os pais de adolescentes que sofrem com as autolesões

As especialistas em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Kelly Graziani Giacchero Vedana e Aline Conceição da Silva, lançaram o e-book gratuito: Autolesão Não Suicida: Assistência e Promoção de Saúde Mental.

O material faz um alerta para a população e para os profissionais de saúde de sinais importantes no trato com a saúde mental, incluindo as autolesões, que necessitam de cuidados imediatos.

Desenvolvido durante o doutorado de Aline, sob orientação da professora Kelly, o e-book explica com detalhes as chamadas autolesões não suicidas (ALNS), que são comportamentos autoinfligidos, repetitivos, sem intencionalidade suicida, não explicados por outro diagnóstico psiquiátrico. Segundo as pesquisadoras, as ações são tentativas de transformas uma dor emocional em física.

Os jovens precisam de atenção de redes de apoio e dos profissionais da saúde, pois mesmo sem a intenção de tirar a própria vida, a ALNS “prejudica de maneira severa diversos aspectos da vida do indivíduo e pode, inclusive, ser precursora de tentativas de suicídio”, afirma a professora orientadora Kelly.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a alta de incidência, pode chegar a 60% dos adolescentes, sendo uma das preocupações das pesquisadoras, já que é algo minimizado pela própria população. Com isso, ela é importante reforças os cuidados que o país deve ter, já que muitas vezes “não sabem como lidar com a situação e não conseguem ajudar o jovem por conta própria”, afirma Aline, que faz mais um alerta, “se não tratados, os adolescentes podem usar a autolesão como recurso por muitos anos”.

Aline conta que notou a falta de conhecimento em relação à autolesão não suicida, antes de iniciar o doutorado. E com o lançamento do material buscar oferecer todo o conhecimento possível sobre a ALNS, mostrando como o problema é sério e incentivando o diálogo e um tratamento adequado. “Com tantos adolescentes e jovens adultos sofrendo, precisamos do pessoal capacitado para identificar, acolher e ajudá-los”, conclui.

O conteúdo contou também com a participação de José Carlos Pereira dos Santos, especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal.

Para ter acesso ao e-book completo, basta clicar neste link.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: