Gêmeas siamesas devem ter alta até o final de semana, em Ribeirão Preto
Até a próxima etapa dos procedimentos, elas serão avaliadas a cada dois dias

Gêmeas siamesas devem ter alta até o final de semana, em Ribeirão Preto

As meninas estão internadas na enfermaria do HC Criança e, segundo médicos, reagem bem

As irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora devem receber alta do hospital até o final de semana, em Ribeirão Preto, segundo a pediatra Maristela Bergamo. As meninas têm passado os dias internadas na enfermaria do HC Criança.

De acordo com a médica, elas estão próximas de serem liberadas, pois apresentam um quadro positivo. “Elas vão sair até o final de semana, se recuperaram muito bem. Tiveram algumas intercorrências normais, previstas do pós-operatório. Mas tudo já foi resolvido”, diz.

Assim que forem liberadas aos pais, elas continuam a rotina normalmente na cidade. A família tem vivido em uma casa de apoio no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora

Até a próxima etapa dos procedimentos, as crianças serão avaliadas a cada dois dias pelo corpo clínico responsável pela separação. A checagem tem sido realizada dessa maneira desde a primeira etapa, em fevereiro.

“Assim que tiverem alta, elas retornam aos pais. Elas vêm e a cada dois dias trocamos os curativos. Dessa maneira, elas são reavaliadas. A cirurgia final de separação está programada para o final de outubro, mas, em setembro, elas vão internar para fazer a cirurgia plástica, onde colocaram os expansores de pele na cabeça”, fala Maristela.

Cirurgia plástica

Ainda sem data, a cirurgia plástica para que os expansores sejam colocados será em setembro. “O procedimento é para que a pele cresça e tenha tecido suficiente para cobrir as cabeças ao término dos procedimentos”, finaliza.


Foto: Divulgação HCFMRPUSP

Compartilhar: