Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por segunda cirurgia neste sábado, 19
Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por nova etapa do processo de separação

Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por segunda cirurgia neste sábado, 19

Para separação completa das gêmeas, serão realizadas outras cirurgias no início de 2023

Equipes do Hospital das Clínicas (HC) e do HC Criança iniciam neste sábado, 19, a segunda cirurgia para a separação das gêmeas siamesas Alana e Mariah, que são unidas pela cabeça. A operação é realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP USP) e tem previsão para durar de 8 a 10 horas.

 

Antes de realizar o procedimento, os cirurgiões traçaram um planejamento de como agir baseado em exames clínicos, laboratoriais e de imagem de ressonância magnética e tomografia computadorizada, integradas ao sistema de realidade virtual, que permitiram a visualização com óculos especiais a anatomia dos crânios, dos cérebros e os vasos sanguíneos que serão abordados no ato da cirurgia. Esta é a segunda operação de uma série de quatro planejadas para realizar a total separação das crianças. As outras duas cirurgias têm previsão para ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2023.

 

Foto: divulgação/HC

As equipes envolvidas nesta cirurgia são compostas por cerca de 40 profissionais de diversas áreas como Neurocirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Pediatria, Radiologia, Enfermagem e de apoio.

 


FOTOS: DIVULGAÇÃO/HC

Compartilhar: