Ribeirão Preto tem redução de 7% nos casos de picada por escorpião

Ribeirão Preto tem redução de 7% nos casos de picada por escorpião

Secretaria da Saúde registra 1386 picadas em 2021; duas pessoas morreram

A cidade de Ribeirão Preto registrou uma redução de 7% nos casos de picadas por escorpião, se comparados os meses de janeiro a novembro dos anos de 2020 e 2021, segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Em 2020, foram registradas 1.495 casos de picadas por escorpião, durante todo o ano. Os meses com maiores registros de ocorrências foram outubro com 176 casos, novembro com 175 e janeiro com 148 casos. Uma pessoa morreu em decorrência do veneno contido no aracnídeo.

Já em 2021, foram atendidas 1.386 ocorrências. Os meses com mais registros foram janeiro com 175 casos, outubro com 170 e fevereiro com 169 casos registrados. Neste ano, duas pessoas morreram.

Os escorpiões que habitam no ambiente urbano se alimentam, em especial, de baratas. Por isso, são encontrados com frequências em esgotos, caixas de gorduras, locais úmidos, escuros e de pouca movimentação, com acúmulo de entulho e também de madeira.

"A principal forma de controle dos escorpiões é a alteração do ambiente, de forma que evite que esses animais se abriguem e se escondam nos imóveis, e também impeça  o acesso desses animais ao interior do imóvel", alerta a secretaria.

Com inúmeras maneiras de prevenção, a Divisão enfatiza que o controle por meio de produtos químicos não é indicado.

"Os escorpiões têm capacidade de sentir onde há veneno no ambiente, além de possuir um mecanismo que impede a absorção do veneno pelo seu organismo. Assim, o efeito do veneno para se controlar escorpiões é praticamente zero".

Por esse motivo, em casos de acidentes com picadas de escorpiões a orientação é de que o cidadão procure uma unidade de saúde mais próxima.

Caso esteja encontrando escorpiões com frequência no local, entre em contato com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone (16) 3969-8120, para que a equipe realize uma vistoria e faça as orientações pertinentes a cada caso.

Veja medidas de prevenção contra os escorpiões:

- Manter as casas e os quintais limpos, sem acúmulo de madeira e materiais de construção;
- Fechar todas as frestas nos encanamentos;
- Rebocar as frestas das paredes e muros;
- Vedar bem as tampas das caixas de gordura e de esgoto;
- Instalar rodinho de proteção nas soleiras das portas;
- Manter pontos de energia vedados, com espelho nas tomadas, nos interruptores e nas saídas de fiação;
- Tampar ralos e grelhas, na área interna e externa dos imóveis;
- Evitar objetos jogados no chão, como calçados e mochilas;
- Guardar os brinquedos das crianças em caixas fechadas. 



 


Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Compartilhar: