Saúde de Ribeirão Preto pede a colaboração da população para conter a dengue
Na parte assistencial, todos os protocolos de assistência e acolhimento foram revisados e discutidos, segundo o secretário

Saúde de Ribeirão Preto pede a colaboração da população para conter a dengue

Alta nos casos de dengue no mês de março, no município, deixa cidade em alerta

Com o aumento dos casos de dengue durante o mês de março em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta à população e pede ajuda para que a contaminação possa ser contida. Os anúncios sobre a dengue foram realizados em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 7.

Março registra aumento de 842% nos casos de dengue em relação ao mesmo mês de 2021

Segundo o secretário da Saúde, José Carlos Moura, o período de chuva foi um fator que contribui para o cenário atual. “O conjunto da chuva, do Sol, da temperatura, tudo isso formou e forma um ambiente muito propício para o desenvolvimento das larvas e mosquitos que podem estar contaminados e levar a transmissão”, aponta.

Além disso, o secretário informou que o Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) já visitou 81 mil imóveis este ano e cerca de 12 mil apresentavam focos para que houvessem o desenvolvimento do mosquito. Ou seja, as condições climáticas são apenas um fator para a disseminação. “Isso chama bastante atenção, porque nós gostaríamos muito que a população estivesse atenta a isso”, afirmou o secretário.

Durante a coletiva, foi apresentado também as medidas já tomadas pela Saúde da cidade. Na parte assistencial, todos os protocolos de assistência e acolhimento foram revisados e discutidos, segundo o secretário. “O município está preparado com os exames do NS1 para nós podermos, então, identificar rapidamente aqueles pacientes que procuram serviço. Isso facilita muito, primeiro, para o tratamento do paciente, porque é possível tomar as condutas necessárias para o atendimento. Segundo, para monitoramos a área de vigilância ambiental em saúde, que já promove visitas aos locais, eliminação de criadouros”, declarou.

Aumento 

Nessa quarta-feira, 6, o departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico da Dengue. De acordo com os dados, foram 490 casos confirmados em Ribeirão Preto em março de 2022. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 52 casos da doença, houve um aumento de 842% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Já o acumulado do ano registrou 722 casos em 2022, contra 114 pessoas infectadas entre os meses de janeiro e março de 2021, aumento de 533% no número de casos da doença.


Foto: Susanna Nazar

Compartilhar: