Etanol subiu 15% nos primeiros meses deste ano
Já na comparação anual, entre os meses de fevereiro de 2019 e de 2018, foi registrado um recuo de 7,1%

Etanol subiu 15% nos primeiros meses deste ano

Estudo sucroalcooleiro da Fundace mostra que também houve queda na exportação de açúcar

O etanol ficou mais caro no começo deste ano, segundo o boletim Setor Sucroalcooleiro de fevereiro. Na comparação entre os dois primeiros meses de 2019, o preço do etanol combustível registrou aumento de 15,1%. Já na comparação anual, entre os meses de fevereiro de 2019 e de 2018, foi registrado um recuo de 7,1%, de acordo com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), entidade gerida por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

Na safra corrente (2018/19), o volume exportado de etanol foi de 1,53 bilhão de litros, com o estado de São Paulo responsável por cerca de 90% das vendas externas. O estado também lidera a exportação de açúcar: foram 11 milhões de toneladas, o que representa 65% do total exportado pelo país.

Houve uma queda nas exportações brasileiras de açúcar. Na safra 2017/18, o país vendeu ao exterior 24,6 milhões de toneladas. No período 2018/19 foram exportados 17 milhões de toneladas.

Segundo especialistas, essa retração nas vendas externas do açúcar não é necessariamente negativa, pois houve aumento na produção do etanol, uma vez que não houve redução no processamento de cana. Grande parte das usinas são mistas, ou seja, capazes de produzir tanto açúcar quanto etanol. São Paulo se destaca como o estado com maior número de usinas no país, com 160, sendo 124 delas mistas.


Foto: Pixabay

Compartilhar: