Safra da cana de 2015/2016 deve ser positiva, diz especialista

Safra da cana de 2015/2016 deve ser positiva, diz especialista

Seminário trará os dados sobre a safra que está acabando e tecnologias que aumentarão a produtividade canavieira 

O consultor Francisco Oscar Louro Fernandes, da Sucrotec, que será um dos palestrantes no 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira, afirma que a perspectiva para a safra de 2016 e 2017 é bastante positiva. Ele destaca que o momento esperado para a recuperação do setor será aproveitado apenas pelas empresas que fizerem corretamente a lição de casa.

“No próximo ano, teremos boa disponibilidade de matéria-prima e preços mais remuneradores, mas o desafio de conter os custos de produção permanecerá, já que a alta inflação é uma ameaça real na situação atual da economia brasileira”, descreve o consultor.

Assim como Oscar, outros especialistas estão otimistas em relação a 2016, por ter a possibilidade de ser o ano da virada para o setor sucroenergético, por conta da evolução do cenário nas últimas semanas. No próximo ano, o setor deverá ser marcado pela melhora da renumeração do etanol e do açúcar, além da estimativa de uma boa safra para os próximos dois anos, devido à chuva que tem caído no Centro-Sul do país, que deverão se estender até o início do próximo ano.

Números

O diretor técnico da União da Indústria Canavieira (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, que também será palestrante no seminário, destaca que o volume de cana-de-açúcar processado pelas empresas da região Centro-Sul chegou, no acumulo da safra de 2015/16 até a primeira quinzena de novembro, 544,53 milhões de toneladas, diante de 538,46 milhões de toneladas registradas em no mesmo período do ciclo anterior.

“Neste ano apenas 26 unidades produtoras haviam encerrado a moagem até o dia 15 de novembro. Como era esperado, a maior disponibilidade de cana para moagem deve alongar o período de processamento nesta safra, com um número expressivo de usinas operando em dezembro”, afirma.  

No seminário, Padua irá avaliar a safra 2015/16, e fará projeções para o ciclo 2016/17. Quem também falará do futuro é o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Marcos Fava Neves, com a palestra “Cenários para o setor sucroenergético”.

Redução de Custos e Produtividade

Não será suficiente os preços estarem remunerados, o cenário oferecer muitas oportunidades e o clima ajudar, se as usinas e os produtores não terem aperfeiçoado a gestão, principalmente em relação aos custos. Devido a isso, o seminário contará com palestras que irão apresentar estratégias para redução de custos e melhora na gestão do negócio.  

A programação do evento também trará palestras sobre novas tecnologias e caminhos para aumentar a produtividade do setor. O 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos ocorre nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

Os interessados deverão realizar a inscrição através do portal da Idea Online (www.ideaonline.com.br), em que também poderá conferir a programação completa do evento.

Serviço

14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos

Quando: Dias2 e 3 de dezembro, a partir das 8h.

Onde: Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Quanto: Empresas do Agronegócio e pessoas físicas: R$ 950,00

Filiados (UDOP, PROGRAMA CANA - IAC, UNICA, SIAMIG, CEISE Br e ORPLANA): R$ 850,00

 

Foto: Mayke Toscano?

Compartilhar: