IBGE passa considerar região metropolitana de Ribeirão Preto
IBGE passa considerar região metropolitana de Ribeirão Preto

IBGE passa considerar região metropolitana de Ribeirão Preto

Instituto atualizou a listagem de municípios com as novas regiões metropolitanas criadas no País

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a listagem dos municípios brasileiros, e incluiu as novas regiões metropolitanas, entre elas a de Ribeirão Preto, aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo, em junho de 2016. Outras duas regiões metropolitanas foram criadas no Brasil, a de Sobral, no Ceará, e a rondoniense, em torno da capital, Porto Velho. 

Pelas informações relativas a 31 de dezembro do ano passado, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto abrange 34 municípios e foi instituída pela Lei Complementar nº 1.290, de 6 de julho de 2016.

A Região Metropolitana de Sobral foi criada pela Lei Complementar nº 168, de 27 de dezembro de 2016, e tem 18 municípios. A RM rondoniense inclui, além da capital Porto Velho, o município de Candeias do Jamari, conforme Lei nº 3.654, de 09 de novembro de 2015.

Com a nova revisão anunciada pelo IBGE, o país passou a contar com 69 regiões metropolitanas, sendo a Paraíba o estado com maior número de regiões metropolitanas (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8).

Fonte: Agência Brasil


Foto: Julio Sian

Compartilhar: