Lei determina 20 de novembro feriado estadual
Estabelecido feriado estadual em 20 de novembro

Lei determina 20 de novembro feriado estadual

Publicada hoje no Diário Oficial, lei foi sancionada pelo governador do estado

Foi publicada nesta quarta-feira, 13 de setembro, no Diário Oficial a Lei Nº 17.746, de 12 de setembro de 2023, de autoria do Deputado Estadual Teonilio Barba (PT), que determina o Dia Estadual da Consciência Negra. O Projeto de Lei nº 370/2023 foi sancionado pelo Governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) depois de aprovado em votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). 



 

A data do feriado estadual é 20 de novembro, dia em que se comemora a Consciência Negra no Brasil. É também a data que lembra a morte do líder do maior quilombo das Américas, Zumbi dos Palmares. 



 

Celebrada no Brasil desde os anos 70, a data já é considerada feriado em alguns municípios do estado de São Paulo e, com a promulgação, se torna oficialmente um feriado no calendário estadual. 



 

No texto do projeto, o Deputado afirma que "o estabelecimento do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, nos moldes atuais, deve ser considerado, sim, um avanço, mas o estabelecimento desta data como feriado nacional é de grande relevância para que sua parcela da sociedade, que representa mais da metade de nossa população, receba mais um aceno público de sua importância para o Brasil". 



 

Além disso, ressalta que a data também serve para o debate da importância do povo e da cultura africana no nosso país, devido seus impactos políticos e no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

 


Foto: Freepik

Compartilhar: