Prisão do ex-presidente Lula completa um mês nesta segunda-feira, 7
Confira os fatos mais marcantes do período  

Prisão do ex-presidente Lula completa um mês nesta segunda-feira, 7

Lula é o primeiro ex-comandante a ser preso por um processo criminal no Brasil

A prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva completa um mês nesta segunda-feira, 7. Lula é o primeiro ex-presidente a ser preso por um processo criminal, mas o quinto na história do país, depois de Marechal Hermes da Fonseca, Washington Luís, Artur Bernardes e Juscelino Kubitschek.

O petista se entregou à polícia federal na noite do dia 7 de abril, após um período de tensão e manifestações na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo

Lula está preso por decisão do juiz Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos na ação penal do triplex do Guarujá (SP), após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça

O capítulo mais recente dessa história começou na última sexta-feira, 4, com o julgamento, no plenário virtual, do recurso do ex-presidente. A Segunda Turma da Corte, responsável pelo caso, terá até às 23h59 do dia 10 de maio para decidir a questão no julgamento virtual.

No recurso que será julgado, a defesa de Lula sustenta que Moro não poderia ter executado a pena, pois não houve esgotamento dos recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF), segunda instância da Justiça Federal.

Contudo, o resultado poderá ser divulgado antes do prazo se todos os ministros anteciparem os votos. A Turma é composta por Edson Fachin (presidente), Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Confira alguns dos fatos mais importantes  que aconteceram durante o período em que Lula ficou preso:

Ataque a tiros em acampamento pró-Lula deixa dois feridos
MTST e Frente Povo sem Medo ocupam tríplex atribuído a Lula
Grupo doa cobertores para manifestantes de acampamento do Lula
PT de Ribeirão Preto enviará simpatizantes para Curitiba em vigília por Lula
Bispo que celebrou missa em homenagem a Marisa Letícia tem história em Ribeirão Preto

 

 


Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Compartilhar: