China é o principal destino de exportações na região

China é o principal destino de exportações na região

Em Ribeirão Preto, o principal importador desde março de 2015 ainda é os Estados Unidos

A China superou os Estados Unidos e tornou-se o principal país importador de produtos da região de Ribeirão Preto. De acordo com o Boletim Comércio Exterior do Ceper/Fundace, em fevereiro de 2016, a China importou quase US$ 200 milhões em produtos da região, praticamente o dobro do valor importado pelos Estados Unidos.

A pesquisa aponta que o crescimento das exportações de produtos da região para a China é reflexo das exportações de soja produzidas em outras regiões do País e que foram contabilizadas em municípios da região, em especial Sertãozinho.

No município de Ribeirão Preto, entre março de 2015 e fevereiro de 2016, o principal importador dos produtos produzidos na cidade foram os Estados Unidos, com mais de US$ 19 milhões importados.

Até fevereiro de 2014, a Venezuela era o principal mercado comprador dos produtos produzidos na cidade. O País ainda aparece entre os seis principais destinos das exportações de Ribeirão Preto, ao lado de Colômbia, Argentina, Holanda, Angola e Estados Unidos.

Segundo o economista Luciano Nakabashi, a depreciação do real frente às demais moedas tem afetado positivamente as exportações brasileiras, o que compensa em parte a queda de preço das commodities e uma economia internacional ainda muito frágil.
 

Foto: Divulgação

Compartilhar: