9 lugares tradicionais que você precisa conhecer em Ribeirão Preto
Há lugares com cerca de 100 anos de idade - e nós separamos uma lista imperdível

9 lugares tradicionais que você precisa conhecer em Ribeirão Preto

Alguns espaços passam de pais para filhos, outros têm nova direção... Mas todos, seguem ativos na cidade

Nos 162 anos de Ribeirão Preto, muitos estabelecimentos surgiram e muitos outros fecharam as portas. Alguns passaram de pais para filhos, outros mudaram a direção e saíram da administração familiar. O que une todos os espaços desta lista, no entanto, é que eles, de uma forma ou de outra, seguem ativos na cidade. Alguns, totalmente repaginados, são "novos clássicos" de Ribeirão. O Portal Revide preparou uma seleção imperdível para você conhecer! Veja e prepare seu roteiro!

1. Cerâmica São Luiz



A Cerâmica está localizada entre três dos bairros mais antigos de Ribeirão, os Campos Elíseos, Vila Tibério e Ipiranga. Atualmente, além do hipermercado que funciona no local, quem toma conta da parte histórica e cultural da Cerâmica é a ONG Vivacidade, que promove atividades culturais, eventos, feiras e shows no local.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 14h às 18h. Com horário especial para dias de eventos
Onde: Rua Municipal, 32


2. Venda do Zé Goleiro



Um dos lugares mais clássicos na região de Ribeirão Preto é a venda do Zé Goleiro. O estabelecimento fica na antiga estrada que liga Ribeirão a Guatapará. A estimativa é de que o comércio exista no local há mais de 100 anos. Conta-se que a venda foi adquirida em 1937, pelo casal Alice e José Nunes, sogros de José Carlos Gonçalves – o Zé Goleiro, morto em 2009 –, que adquiriu o empreendimento na década de 1980. Os familiares continuaram com o negócio, que se tornou popular entre os aventureiros que fazem trilha na região.
Funcionamento: Abre todos os dias. Mas, recomenda-se ligar com antecedência para 16 9 9747 6365
Onde: Fazenda Boa Vista - Rua Municipal, 492
 

3. Empório Brasília



Quem passa pela Rua Garibaldi, esquina com a Florêncio de Abreu, no Centro de Ribeirão Preto, pode ver o lugar onde o “Magrão” – o ex-jogador Sócrates – se sentava para um happy hour. Marcada com uma imagem do ídolo corintiano, a homenagem dos proprietários do Empório Brasília é uma das curiosidades do local, atualmente sob a administração de Eliane e Márcio Falandre. Antes deles, quem administrava o "Seu" Salvador, pai de Eliane, hoje com 81 anos.
Funcionamento: De segunda a sábado, a partir das 10h30 
Onde: Rua Florêncio de Abreu, 1.059 


4. Água Doce Cachaçaria



Há 17 anos em Ribeirão Preto, a Cachaçaria já se tornou um clássico nos finais de semana da cidade. A Água Doce atende em dois endereços em Ribeirão.
Funcionamento: Segunda a sábado, a partir das 18h. Domingos, a partir das 17h
Onde: Avenida Portugal, 1.070. E na Avenida Independência, 1.534


5. Serjão Lanches



Serjão Lanches tem 51 anos de história e tradição gastrônomica em Ribeirão. No Serjão, além da variedade de pratos à la carte, hambúrgueres, grelhados e massas, os caldos são uma ótima pedida. 
Funcionamento: De segunda a sexta, a partir das 17h. Domingos e feriados, a partir das 10h. 
Onde: Loja Fiusa, Avenida João Fiúsa, 1.297. Loja Prudente, Rua Prudente de Morais, 1.259.
 

6. Sorveteria do Geraldo



Há mais de 40 anos, os ribeirãopretanos – e visitantes – fazem fila em frente ao estabelecimento que pertencia ao mestre sorveteiro, Geraldo Caramori. A Sorveteria do Geraldo oferece hoje mais diversos sabores dos gelados, que são feitos artesanalmente.
Funcionamento: todos os dias da semana das 8h às 23h.
Onde: Avenida Saudade, 901 e Guiana Inglesa, 683


7. Empório Damasco



Representante da cultura árabe em Ribeirão Preto, o Empório Damasco é administrado por Abrão Elias e sua família há aproximadamente 20 anos. Antes disso, a família Elias teve o Armazém Damasco, em 1948 – coincidentemente, onde hoje funciona o Empório Brasília – e o Supermercado Damasco, em 1957.
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h e aos domingos das 8h às 13h30.
Onde: Rua Comandante Marcondes Salgado, 1.137
 

8. Memorial da Classe Operária - UGT



O Memorial da Classe Operária - UGT é um patrimônio histórico, cultural e arquitetônico tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural de Ribeirão Preto (CONPPAC) no ano de 2003. A sede, situada na Rua José Bonifácio, no Centro da cidade, foi construída em regime de mutirão e inaugurada no ano de 1934 pela União Geral dos Trabalhadores, organização formada por operários anarquistas e comunistas no começo do século XX. Atualmente, o local é utilizado para a realização de diversos eventos culturais e musicais.
Funcionamento: varia de acordo com o evento
Onde: Rua José Bonifácio, 59
 

9Empório e Petiscaria Irmãos Mobiglia



Aberto em janeiro de 1966 por Marcelino Mobiglia, a direção do empório foi passada para os irmãos Marcelo e Edson Mobiglia. Há 50 anos atendendo ao público com os tradicionais petiscos e cerveja gelada, o estabelecimento foi inaugurado como mercearia, mas, com a chegada dos supermercados, passou a atuar no ramo que hoje é conhecido pelos frequentadores da petiscaria, que adoram sentar ao ar livre para aquela gelada.
Funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos, das 8h às 16h
Onde: Rui Barbosa com Saldanha Marinho, 1.136 


Sob supervisão de Marina Aranha.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: