Greve cancela cinco voos no Aeroporto Leite Lopes

Greve cancela cinco voos no Aeroporto Leite Lopes

Além dos cancelamentos, também houve atrasos; A paralisação de duas horas em aeroportos brasileiros foi por reajuste salarial

Em razão da greve dos aeronautas e aeroviários, programada para 12 aeroportos do País, cinco voos foram cancelados e outro oito sofreram atrasos, na manhã desta quarta-feira, 3, no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

O protesto realizado por aeroviários, aeronautas, responsáveis por check-in e despacho de bagagens, teve duração de duas horas, paralisando pousos e decolagens dos principais aeroportos do país. 

Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), informou que os voos tinham como destinos e origens aeroportos afetados pela paralisação dos aeronautas e aeroviários. Porém, o departamento avisou que o aeroporto Leite Lopes ficou aberto para as operações de pousos e decolagens.

Companhias aéreas

De acordo funcionários do Daesp, um voo da companhia aérea TAM previsto para sair de Congonhas com destino a Ribeirão Preto, às 8h10, foi cancelado na manhã desta quarta-feira, 3.

A companhia aérea Passaredo também precisou cancelar um voo, que sairia do Aeroporto Leite Lopes, às 6h, com destino a Guarulhos.

A TAM informou que não cobrará as taxas de remarcação e diferença de tarifas para os passageiros com voos domésticos agendados entre as 6h e às 18h de hoje ou voos internacionais entre as 6h e às 8h. Os clientes podem adiar suas viagens em até 15 dias a partir da data do voo original, mediante disponibilidade. A empresa ofereceu também o reembolso dos bilhetes tanto para voos domésticos quanto internacionais.

A Passaredo Linhas Aéreas também informou que devido ao atraso no tráfego aéreo ocasionado pela greve, o voo ligando Ribeirão Preto a Guarulhos, que faria sua decolagem às 6h, foi cancelado. Por consequência, o voo de Guarulhos para Ribeirão Preto também teve sua operação cancelada. Os passageiros puderam fazer a remarcação dos bilhetes sem custo adicional.

Reajuste salarial

As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado e não retroativo à data-base - dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lamentou a greve. “O setor reconhece e respeita o direito de manifestação, mas lamenta o caminho escolhido em prejuízo dos passageiros. Em qualquer circunstância, as companhias aéreas estarão mobilizadas em prestar assistência aos clientes e a fazer todo o possível para minimizar os eventuais transtornos”.

Atualização às 17h35:

O balanço do dia no Aeroporto Leite Lopes fechou com sete voos cancelados e doze voos atrasados, que tinham como destinos e origens aeroportos afetados pela paralisação dos aeronautas e aeroviários. 

Em nota encaminhada no fim da tarde desta quarta-feira, 3, o Daesp reiterou que o aeroporto está aberto para as operações de pousos e decolagens, como também os funcionários do departamento desempenham suas atividades normalmente. 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: