Começa o cadastramento eleitoral biométrico

Começa o cadastramento eleitoral biométrico

Identificação por biometria estará disponível em todo o Estado; TSE quer todo eleitorado cadastrado até 2018

A Justiça Eleitoral de São Paulo inicia nesta quinta-feira, dia 1º, o cadastramento biométrico em todo o Estado. A partir de agora, o cidadão que procurar o cartório para solicitar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados, fará a identificação biométrica, que inclui a coleta das digitais, além de fotografia e assinatura digital.

Com um eleitorado expressivo – 32 milhões de votantes – o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pretende cadastrar gradualmente os eleitores no novo sistema. Nessa fase o comparecimento não é obrigatório, mas quem se adiantar pode evitar transtornos no futuro, como filas e demora no atendimento, quando a biometria se tornar obrigatória.

Para fazer a identificação biométrica, o eleitor deve agendar o atendimento no site do TRE. No dia marcado, basta comparecer ao cartório portando documento de identificação original, comprovante de residência recente e o título eleitoral, caso tenha. Para o primeiro título dos homens, que tenham entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

Em Ribeirão Preto são seis os cartórios eleitorais que funcionam na rua Cerqueira César, ao lado do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal. Para todos eles o agendamento está aberto no site do TRE-SP.

Biometria no Estado

Desde 2010, a Justiça Eleitoral paulista trabalha na implementação da identificação biométrica. Nas eleições de 2014, eleitores de 15 municípios foram identificados por meio da digital na hora do voto: Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo já completaram o cadastramento de seus eleitores.

Hoje, são quase 3 milhões de eleitores com identificação biométrica no Estado. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar todo o eleitorado do Brasil até 2018.

Agende aqui seu cadastramento biométrico

Revide Online
Fotos: Elza Fiuza / Agência Brasil

Compartilhar: