Conselho Municipal do Idoso realiza programação em alusão ao Junho Violeta
A OMS escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável

Conselho Municipal do Idoso realiza programação em alusão ao Junho Violeta

Este é o mês da conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Dentro do conceito do Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI) realizará intensa programação para amplificar o debate sobre a questão da pessoa idosa no Brasil e como implementar medidas no município que sensibilizem a sociedade sobre essa questão. Vale destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o período 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável, o que torna imprescindível falar sobre as agressões e os tratamentos abusivos contra a pessoa idosa presentes dentro e fora do ambiente familiar.

 

Nesta quinta-feira, 15, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, haverá a palestra presencial "Junho Violeta: mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa", proferida pela advogada Perla Müller e pela delegada de Polícia Patrícia Buldo. Será às 19h30, na Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto.

 

A programação prossegue na quarta-feira, 21, na Praça XV de Novembro, das 8h30 às 11h. Estão previstas várias atividades, como apresentação de dança circular, pelo grupo do Círculo Operário da Vila Tibério, yoga, exibição de integrantes do Programa de Integração Comunitária (PIC), além de contação de histórias. Também haverá orientação e atendimento para a população mais velha realizados pela Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB-RP e pelas secretarias municipais da Assistência Social e da Saúde.

 

No dia 22/6, das 14 às 16h, no auditório do Centro Universitário Moura Lacerda, acontecerão as palestras “Violência institucional”, realizada pelo Instituto Unimed, e “Violência patrimonial”, emitida por Juliana Souza de Marchi, da OAB-RP. Os painéis contam com o apoio do próprio Centro Universitário, Instituto SEB, Casa do Vovô e Instituto Unimed Nacional. Para acompanhar as ações, basta seguir o CMI no Facebook e Instagram (@cmi.rp).

 

Veja a programação completa do Conselho Municipal do Idoso para o “Junho Violeta”

  

15/6 – Quinta-feira – Palestra presencial "Junho Violeta: mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa", realizada pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da 12ª Subseção da OAB/SP. Local:  Casa da Advocacia e Cidadania de Ribeirão Preto (Rua Torquato Rizzi, 215). Horário: 19h30. As inscrições devem ser feitas no site: www.oabrp.org.br. Haverá certificado. A organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento.

 

21/6 – Quarta-feira - Ação do Conselho Municipal do Idoso com parceiros. Local: Praça XV de Novembro, próximo ao coreto. Horário: De 8h30 às 11h. 

 

22/6 – Quinta-feira – Palestra presencial. Local: Auditório do Centro Universitário Moura Lacerda. Horário: De 14 às 16h.

 

Painel I – “Violência Patrimonial” – apresentado por Juliana Souza de Marchi (membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-RP).

 

Painel II – “Violência institucional” – apresentado pelo Instituto Unimed.


Freepik

Compartilhar: