Corpo de Bombeiros salva bebê engasgado com leite na Zona Norte de Ribeirão Preto
Atendente da central de atendimento 193 do Corpo de Bombeiros orientou sobre os primeiros procedimentos

Corpo de Bombeiros salva bebê engasgado com leite na Zona Norte de Ribeirão Preto

Ocorrência foi na noite desta terça-feira, 9; Desde o início do ano, grupamento atendeu 315 emergências clínicas na cidade

O Corpo de Bombeiros salvou, na noite desta terça-feira, 9, um bebê de um ano que se engasgou com leite no Bairro Alto do Ipiranga. Por volta das 22h45, o 9º Grupamento recebeu o chamada da casa, que fica na Avenida Rio Pardo, e por conta da gravidade do caso, já passou as primeiras instruções à família por telefone. O atendente da central de atendimento 193 do Corpo de Bombeiros orientou sobre os primeiros procedimentos e, ao chegarem no local as equipes constataram que o bebê havia desengasgado.

A criança foi examinada no local pelo médico do Suporte Avançado do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) e levada até a UPA da 13 de Maio para avaliação do pediatra.

Em Ribeirão Preto, de janeiro a julho deste ano, o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto fez 315 atendimentos de emergências clínicas, onde se inclui ocorrências de engasgamento. “    O Corpo de Bombeiros orienta que em caso de engasgamento, deve ser ligado o mais breve possível para o telefone de emergência 193, onde imediatamente será enviado uma viatura para o local, concomitantemente o atendente da Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros irá passar todas orientações e procedimentos aos familiares até a chegada da equipe do CB. Dentre elas virar a criança de bruços no antebraço levemente inclinada para baixo e dar palmadas com a planta da mão nas costas da criança”, disse o 1º Tenente PM Bruno de Souza Ribeiro, da Comunicação Social.

Leia também:

Polícia Militar salva duas crianças engasgadas em Ribeirão Preto

Policiais militares salvam recém-nascido engasgado em Ribeirão Preto

Cartilha orienta

Para ajudar nesses casos e evitar acidentes graves, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP elaborou uma cartilha voltada para famílias com bebês menores de um ano de idade, quando são mais propensos a engasgos.  “O que fazer quando seu bebê engasgar?” é toda ilustrada com imagens e passo a passo detalhado de ações a tomar caso um bebê venha a engasgar. As instruções vão da chamada para a emergência até os primeiros socorros que devem ser realizados ainda em casa.

Veja vídeo com orientações da Escola de Enfermagem da USP


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: