Veja vídeo que ensina como reagir em casos de engasgo de bebês
Confira o vídeo na matéria

Veja vídeo que ensina como reagir em casos de engasgo de bebês

Com a colaboração da professora Fernanda Góes e alunas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, o Portal Revide produziu material com os procedimentos da cartilha de engasgo da USP

Casos de bebês que se engasgam são mais comuns do que se imagina. Em Ribeirão Preto, só neste ano, a Polícia Militar precisou atender a 22 casos de crianças que se engasgaram. Dois deles, foram noticiados pelo Portal Revide e as crianças foram salvas por policiais militares, mas, se os agentes não tivessem agido a tempo, o problema poderia ter sido fatal.

Leia também:
USP lança cartilha com cuidados em caso de engasgo de criança


A falta de preparo de pais e familiares em situações de engasgo pode causar grandes danos aos pequenos ou até a morte. Pensando nisso e na falta de materiais educativos sobre o assunto, Sabrina Bonetti, formada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, em seu trabalho de conclusão de curso, que foi orientado pela professora Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, desenvolveu o material “O que fazer quando seu bebê engasgar?, que é voltada para crianças menores de um ano de idade.

Em 2017, o Portal Revide noticiou o lançamento da cartilha, e agora convidou as responsáveis pelo projeto para gravar um vídeo com as instruções, que também tem material disponível para download.

Com a colaboração da equipe do Projeto de Engasgo de Cultura e Extensão da USP Ribeirão Preto – Mariane Leandro Pedroso; Maria Laura Guindalini Bueno; Jaqueline Vitorini da Silva; Gabrielle Ribeiro Martho –, que desenvolve trabalhos relacionados ao assunto em postos de saúde, núcleos familiares, escolas e creches, e a professora Fernanda, o Portal Revide elaborou um vídeo com os procedimentos que devem ser seguidos em caso de engasgos de bebês menores de um ano de idade.

A cartilha é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde e educação. Pessoas interessadas em levar o projeto para palestras em outros locais, deve entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].

Abaixo, confira o vídeo que explica um pouco sobre o projeto e demonstra os métodos para desengasgar os bebês:  
 


Foto e vídeo: Pedro Henrique Misawa

Compartilhar: