CPFL e Polícia Civil fazem operação contra furto de energia elétrica em Ribeirão Preto
Segundo polícia civil, uma pessoa foi detida em flagrante por furto de energia

CPFL e Polícia Civil fazem operação contra furto de energia elétrica em Ribeirão Preto

De janeiro a julho deste ano, distribuidora realizou 20.609 inspeções contra fraudes e furtos na cidade

A CPFL Paulista informa que efetuou, na manhã desta quarta-feira, 25, em parceria com a Polícia Civil de Ribeirão Preto, uma operação contra fraudes e furtos na rede elétrica do município. A empresa reforçou, por meio de nota, que outras instalações, em mais de 30 cidades, já foram mapeadas e serão alvo de vistoria nos próximos dias.

Entre janeiro e julho de 2019, a distribuidora realizou 20.609 inspeções contra fraudes e furtos em Ribeirão Preto. Do total de vistorias, 2.156 suspeitas foram confirmadas. No mesmo período de 2018, o número de fraudes e furtos encontrado nas 17.203 inspeções realizadas pela companhia foi de 3.267 casos. Já em relação à quantidade de energia recuperada, nos sete primeiros meses de 2019, o valor foi de 9.991 MWh. Em 2018, foram 10.728 MWh recuperados.

A ação desta quarta-feira, 25, teve como foco principal instalações na Avenida Leão XIII, após a companhia ter verificado inconsistências nas medições de unidades consumidoras da região. Segundo a Delegacia de Investigações Gerais de Ribeirão Preto, um homem foi preso “em flagrante delito”, no bairro Ribeirânia, Zona Leste, por furto de energia. Ainda segundo a nota da polícia, o prejuízo econômico para a empresa de energia elétrica foi de R$ 5 mil por mês. O valor não foi confirmado pela companhia.

“É importante destacar que, para identificação de irregularidades, além das inspeções convencionais, a companhia faz regularmente blindagem de rede e medição para evitar a reincidência de furtos. Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas ações contra esse tipo de crime sem a necessidade de deslocá-las presencialmente”, disse o comunicado da empresa.

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 010 10 10.

Furtar energia é crime

Segundo a CPFL, as fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.


Imagem: Arquivo Revide

Compartilhar: