Em 2016, Ribeirão Preto coletou 35kg de lixo eletrônico por dia
Em 2016, Ribeirão Preto coletou 35kg de lixo eletrônico por dia

Em 2016, Ribeirão Preto coletou 35kg de lixo eletrônico por dia

Durante todo o ano, foram coletadas quase 13 toneladas; Ecoponto recebeu monitores, impressoras, televisores, computadores e celulares

O Ecoponto instalado na sede da Secretaria Municipal do Meio ambiente recebeu 12,8 toneladas de lixo eletrônico em 2016, o equivalente a 35 quilos a cada 24 horas.

Foram monitores, impressoras, televisores, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos, HDs, CDs,  entre outros.  É importante ressaltar que o Ecoponto não recebe pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos e toners.

O material eletrônico arrecadado é gerenciado pela Empresa Dionísio Gestão Ambiental, através de Termo de Cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  A empresa é especializada em gestão de resíduos sólidos, que recicla e destina adequadamente esse tipo de material.

Riscos do descarte irregular

O lixo eletrônico pode liberar substâncias tóxicas altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ao descartar esses objetos junto ao lixo comum, são liberadas substâncias químicas contidas dentro dos componentes eletrônicos, tais como mercúrio, cádmio, chumbo, cobre, arsênio, lítio, entre outros. Estes componentes, principalmente os metais pesados, causam inúmeras doenças ao ser humano. Além de penetrar no solo e contaminar os lençóis freáticos.

Ecoponto

O Ecoponto, que recebe materiais da população de todas as regiões da cidade, fica na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Cerqueira César, 1.988, no Jardim Sumaré.


Foto: Pixabay

Compartilhar: