Estado registra 121 autuações por embriaguez ao volante

Estado registra 121 autuações por embriaguez ao volante

Blitze de fiscalização da Lei Seca foram realizadas entre a noite de sexta-feira, 5, e a madrugada desta quarta-feira, 10

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou 185 pessoas em operações de fiscalização da Lei Seca realizadas em 11 cidades. As operações foram realizadas entre a noite de sexta-feira, 5, e a madrugada desta quarta-feira, 10.

Em Ribeirão Preto 20 motoristas foram autuados. Do total, quatro condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo junto ao órgão estadual para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Dentre os quatro um motorista, além das penalidades acima, responderá na Justiça por crime de trânsito. Ele apresentou índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou teve a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenado, ele poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como"tolerância zero".

Os outros 16 condutores foram autuados de acordo com o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por terem se recusado a realizar o teste do etilômetro. Eles também receberão as mesmas penalidades.

Operação

Além de Ribeirão Preto, o Detran.SP realizou operações na zona norte da capital paulista e em Campinas, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Praia Grande, São José do Rio Preto, Santos e Sertãozinho. Durante a operação, o município teve 17 pessoas atuadas – cinco condutores foram autuados por embriaguez ao volante e 12 por terem se recusado a realizar o teste do etilômetro.

Ao todo foram aplicados 1.798 testes do etilômetro. Do total, 121 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e 33 condutores responderão na Justiça por crime de trânsito por apresentarem índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiveram embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: