Feirão do Emprego oferece 2 mil vagas

Feirão do Emprego oferece 2 mil vagas

Serão 25 empresas em busca de pessoas que possam ocupar diferentes vagas de trabalho; menores de 18 anos também podem participar;

Mais de duas mil vagas serão oferecidas no 2º Feirão do Emprego que será realizado neste sábado, dia 1º, em Ribeirão Preto. O número representa apenas 46,5% das vagas oferecidas na edição do ano passado, quando mais de 4,3 mil vagas foram disponibilizadas.

O Feirão, organizado pela Prefeitura de Ribeirão, contará com a participação de 25 empresas parceiras. O evento ocorre das 8h às 15h, na Cava do Bosque, localizada à rua Camilo de Matos, 627, nos Campos Elíseos.

Segundo a Prefeitura, o objetivo do Feirão é ofertar novas oportunidades de emprego no mercado de trabalho para jopvens, profissionais de diferentes segmentos e profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

O evento é uma parceria com agências de recursos humanos e empresas de diferentes segmentos do município, Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho – Programa Emprega São Paulo e Sebrae.

De acordo com Adivan Gomes, especialista em recursos humanos, no momento em que o Brasil passa por uma crise geral, o índice de desemprego tem aumentado, já que os dados do IBGE apontam um índice de 7,9% de desempregados, registrado nos três primeiros meses de 2015, número superior aos do ano passado que eram de 4,8%.

“O Feirão de Empregos vem no momento certo onde centenas de pessoas buscam oportunidades de se ingressarem ao mercado de trabalho, seja no primeiro emprego, recolocação ou até mesmo em um emprego melhor”, comenta Gomes.

No evento serão disponibilizadas vagas de porteiro, programador, auxiliar e técnico de enfermagem, vendedor, operador de telemarketing e gerente. As pessoas com deficiência e menores de 18 anos também poderão se candidatar a uma vaga.

Gomes salienta que este programa é de extrema importância já que visa  a oportunizar o contato direto entre pessoas à procura de uma vaga com as empresas que procuram colaboradores para o seu quadro funcional.

Além de contar com vários estandes onde serão realizadas as seleções, o Feirão terá a presença do Dr. Móvel, do ônibus É Pra Já, do Sebrae Móvel e do Poupatempo, onde poderão ser feitas a avaliação e orientação médica, palestras de capacitação e incentivo ao empreendedorismo e, ainda, emissão de documentos como o cartão do SUS, carteira de trabalho entre outros.

Economia

Em termos econômicos é notório que mesmo com a crise ainda tem havido diversas ofertas de emprego a quem procura. A verdade é que, com a crise como atravessa atualmente o País, somente a notícia de que há empregos em oferta já vale como tônico de otimismo os que buscam novas oportunidades.

Vicente Golfeto, professor e diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Acirp, diz que o emprego que está em oferta não é do mesmo tamanho da mão-de-obra disponível.

“O descompasso está no fato de nós termos caminhado para o mercado local onde neurônios são transformados em dinheiro. Ao mesmo tempo, a mão-de-obra disponível apresenta superávit de títulos e déficit de qualificação. Assim, o emprego ofertado é muito menor do que o trabalho disponível”.

Como Vinicius de Moraes já exaltava – “a vida é a arte do encontro embora haja tantos desencontros pela vida”, lembra Golfeto.

Ele ainda diz que de qualquer forma, a crise se minimiza quando o mercado de empregos começa a oferecer vagas e a inadimplência começa a diminuir. “O problema maior é quando há mais disponibilidade de mão-de-obra e nenhuma oferta de vagas”.

Serviço
Feirão do Emprego
Quando: neste sábado, 1 às 8h.
Onde: Cava do Bosque, rua Camilo de Matos, 627, nos Campos Elíseos
Quanto: Gratuito

Revide On-line
Pedro Gomes (Colaborador)
Fotos: Pedro Gomes e Divulgação 

Compartilhar: