Fila de espera para abertura de empresas em Ribeirão Preto começa a ser reduzida
Alguns pedidos ficaram cerca de dois meses na fila de espera

Fila de espera para abertura de empresas em Ribeirão Preto começa a ser reduzida

Mutirão feito pela Prefeitura em parceria com entidades da cidade, reduziu a fila pela metade

A fila de espera para a abertura de empresas em Ribeirão Preta foi reduzia pela metade, segundo informações da Prefeitura. Até a primeira quinzena de novembro, eram cerca de 1,8 mil pedidos para aberturas de empresa que estavam paralisados pela lentidão do novo sistema da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Segundo o Executivo, a união da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, Acirp, Sebrae e Casa do Contabilista já reduziu de 1,8 mil para 550 o número de solicitações.

Entre as ações adotadas, o governo aumentou o número de funcionários para a análise de pedidos, de dois para dez. Desde o início da semana, o grupo tem analisado cerca de 370 pedidos por dia.  

Além da fila de espera, a cada dia, são recebidos cerca de 130 novos pedidos em Ribeirão Preto, tanto para abertura quanto alterações em empresa.

A Casa do Contabilista também está alinhada com Secretaria do Planejamento e Gestão Pública e a cada 48 horas envia planilhas com as prioridades dos contabilistas junto aos clientes.

Além do mutirão, alguns dos problemas com o Sistema Operacional RedeSim já foram identificados e resolvidos, mas outras falhas no funcionamento do sistema ainda persistem.

Mesmo assim, o governo garante que a promessa do secretário de Planejamento Edsom Ortega seja cumprida. Ortega garantiu que até o dia 10 de dezembro, toda a demanda será atendida e o número de protocolos atrasados seja zerado no município.

Relembre o caso

Desde o início de outubro, contadores enfrentam problemas de lentidão para a abertura e alteração de empresas em Ribeirão Preto. Existem relatos de pedidos que ficaram um mês na fila. Anteriormente, demandas do tipo não duravam mais do que três dias para serem resolvidas. 

A Redesim, o novo sistema implantado pela da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) é um dos responsáveis pela demora. Além disso, contabilistas reclamam a falta de funcionários na Prefeitura  também prejudicava no atendimento.

Para dar explicações sobre a situação, a Câmara dos Vereadores convocou, no dia 12 de novembro, o secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega. Na ocasião, o secretário se comprometeu a zerar toda a fila de espera até o dia 10 de dezembro.O prazo desagradou os parlamentares, que queriam uma solução imediata para o problema,

Também informou que a Jucesp se comprometeu a resolver os problemas da RedeSim, mas que essa atribuição não é da alçada do Executivo municipal.


Foto: Paulo Apolinário

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