
Fonte luminosa da Praça XV de Novembro é reinaugurada em Ribeirão Preto
Após ficar dois anos sem funcionar, fonte passou por recuperação total, que inclui bomba d’água, iluminação e sistema de som
Na última quinta-feira, 17, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Obras Públicas, reinaugurou a fonte luminosa da Praça XV de Novembro, no Centro do município, que estava há dois anos sem funcionar. A obra contempla a recuperação total da fonte, incluindo bomba d’água, iluminação e sistema de som.
“A reforma desta fonte luminosa era uma obra que nós havíamos nos comprometido porque ela representa a história de nossa cidade. Então nós trouxemos para um olhar mais atual de paisagismo e revitalização, mas mantendo a memória do que ela significa para os moradores. Houve um planejamento para que fosse bem feito e com recursos adequados, sem desperdício. É com alegria que vemos essa revitalização se concretizar, transformando a praça em mais um local de grande benefício para a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante a reinauguração.
A fonte luminosa ficará ligada todos os dias, a partir das 18h30, e as apresentações com músicas serão realizadas às 19h30 e às 20h30.
O restauro da fonte está incluído nas obras de revitalização da Praça XV de Novembro, Carlos Gomes e Barão do Rio Branco. O projeto contempla substituição das instalações hidráulicas e elétricas, revitalização, impermeabilização, automatização e reativação. Estão sendo executadas, também, a substituição do madeiramento dos bancos, troca de pisos danificados, contorno dos canteiros, readequação do projeto paisagístico com substituição de arbustos, plantas e grama, pintura de canteiros e partes metálicas das três praças, além da manutenção e automatização da irrigação.
Fonte luminosa
A fonte luminosa foi construída na década de 1930. A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido e 168 bancos de madeira com pés em ferro fundido, como os modelos existentes nas décadas de 1930 e 1940.
Foto: Alexandre de Azevedo