Golpe utilizado para conter jovem em casa noturna foi aplicado de maneira errada, aponta PM
A Polícia Civil investiga os motivos da confusão que gerou a morte

Golpe utilizado para conter jovem em casa noturna foi aplicado de maneira errada, aponta PM

O Tenente Marco Pariz, que atendeu a ocorrência no Beagá Bar, explicou que o procedimento adotado foi inadequado

Conhecido nacionalmente como "mata-leão", o golpe de artes marciais foi utilizado para conter o jovem Miguel Francisco Puga Barbosa, 24 anos, no Beagá Bar e resultou na morte do rapaz. Policiais militares que atenderam a ocorrência disseram que o golpe de imobilização foi aplicado de maneira inadequada. Por meio de nota, o bar lamenta o ocorrido e diz repudia qualquer ato de violência.

O homicídio qualificado aconteceu na noite desse domingo, 26, na Zona Sul de Ribeirão Preto. Segundo o 1º Tenente da PM Marco Pariz, o ato é chamado de imobilização cervical. “Nada impede que o golpe seja aplicado por um segurança, mas é preciso saber como utilizar. Eu tive acesso às imagens e vi que foi feita uma imobilização cervical na traqueia do Miguel. Então, ele não usou as partes do braço corretas para bloquear a circulação sanguínea. Mas, acabou usando o antebraço para imobilizar a traqueia. Um outro segurança puxa e faz uma chave contrária. Então, fica força contra força, o que fez com que ele tenha tido algum problema no pescoço, o que o levou a morte”, fala o tenente.

Pariz falou sobre o golpe praticado pelo segurança

Existe a suspeita que um trauma na coluna cervical tenha acontecido. “Ele pode ter quebrado o pescoço, mas o Instituto Médico Legal (IML) vai apurar corretamente”, conclui Pariz. O corpo do rapaz deve ser sepultado nesta tarde.

Leia também:

Bar divulga nota oficial e lamenta morte de cliente após briga em Ribeirão Preto

O agressor foi levado para audiência de custódia e vai responder por homicídio qualificado, por recurso que torna impossível a defesa da vítima. O segurança foi preso em flagrante e, segundo o delegado do caso, assumiu o risco de matar e responderá por homicídio doloso.

Assista ao vídeo que mostra a confusão no bar, na noite desse domingo, 26:

 


Foto: Reprodução Câmera de Segurança

Compartilhar: