HC: Com greve de servidores, procedimentos são remarcados
HC: Servidores começam greve e procedimentos são remarcados

HC: Com greve de servidores, procedimentos são remarcados

Os funcionários pedem reajuste de 12% dos salários, além de equiparação de meses em que não houve o aumento

Funcionários do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto entraram em greve nesta segunda-feira, 20. Eles pedem reajustes de 12% nos salários, além de equiparação salarial e aumento no vale-refeição. Enquanto isso, cirurgias estão sendo remarcadas.

O operador de máquinas Valmir Guerra está internado há uma semana no hospital para a realização de exames e um pequeno procedimento cirúrgico, que aconteceria nesta segunda, 20. Em razão da paralisação, teve de voltar para casa, enquanto aguarda a situação se resolver e aguarda o reagendamento do procedimento. Antes de voltar para casa, os funcionários do HC comunicaram aos pacientes os motivos da suspensão dos procedimentos.

“Ele já está há um período fora de casa, e isso mexe com a cabeça da pessoa, que tem de se preparar para a cirurgia. Além disso, não sabe quando sai do hospital, lugar que, querendo ou não, não é dos mais agradáveis. Até entendemos os motivos dos funcionários pela greve, e sabíamos que algum grupo seria afetado para que eles conseguissem esse direito. Infelizmente foi ele e outros pacientes que terão de esperar mais um pouco”, disse um familiar.

Procurada pelo Portal Revide, a direção do HC não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento da reportagem.

Os servidores que participam da paralisação, cerca de 50% do total dos funcionários do HC, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo (SindSaúde), pedem reajuste salarial de 12%, mais 29% de equiparação salarial, sobre os anos sem reajustes conforme a inflação, e aumento para R$ 34 diários do vale-refeição, que hoje é de apenas R$ 8.

Movimentos dos servidores que fazem as reinvindicações acontecem desde o dia 10 de junho. Em São Paulo, o Secretário Estadual da Saúde, David Uip, recebeu representantes do sindicato nesta segunda-feira para discutir as reivindicações dos servidores, que aguardam negociação.


Foto: Portal Revide

Compartilhar: