Ipem autua 2 supermercados de Ribeirão por irregularidades

Ipem autua 2 supermercados de Ribeirão por irregularidades

Ao todo, 53 produtos foram fiscalizados, sendo que três apresentaram irregularidades; Seis estabelecimentos da cidade foram analisados

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realizou neste mês de maio uma operação denominada ‘arrastão’ nos supermercados de grande porte. Em Ribeirão Preto, dois supermercados foram autuados por irregularidades.

Na operação, o órgão do Governo do Estado fez a fiscalização nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, além da Capital Paulista.

A ação que tem como objetivo fiscalizar se o peso indicado e a indicação quantitativa constante na embalagem efetuada pelo ponto de venda de itens pré-medido, constatou que no Atacadão S/A foi encontrado um erro no número de amostras analisadas. O produto autuado foi o bacon, da marca Sadia. Já na Cia. Brasileira de Distribuição/ Extra, a ação encontrou dois erros, sendo que o maior deles foi a falta de 28,1g de uma sobrecoxa, da marca Extra. Outro problema constatado foi a falta de 54,9 de um pernil, da marca Qualitá.

Ao todo, 53 produtos foram fiscalizados, sendo que três apresentaram irregularidades. Seis estabelecimentos da cidade também foram analisados.

Estado

No Estado, a Operação Arrastão avaliou 572 produtos, como aves, carnes, pescados in natura, frutas, produtos panificados, bolos, doces, derivados de queijos, entre outros, dos quais 55 (10%) apresentaram irregularidades metrológicas na embalagem. Dos 53 estabelecimentos fiscalizados, 27 (51%) foram autuados.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: