Município também sofrerá reestruturação na educação

Município também sofrerá reestruturação na educação

Enquanto Dárcy promete a representantes da Apeoesp lutar contra fechamento de escolas do Estado, Escola Municipal Áurea Braghetho reduz período integral

Apesar das críticas e questionamentos sobre o possível fechamento de escolas estaduais em Ribeirão Preto, o município também promoverá reestruturação no sistema de ensino da cidade, reduzindo o período de atendimento de unidades escolares.

Durante a semana, a prefeita Dárcy Vera (PSD) se mostrou indignada com o possível fechamento de quatro escolas estaduais, participando, inclusive, de reuniões com membros do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Dárcy prometeu intervir, junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), para evitar o fechamento dessas escolas. O tema foi motivo de postagens em sua página pessoal no Facebook.

Já nesta quarta-feira, 7, a prefeita se reuniu com vereadores para discutir o corte de 30% no orçamento do Sistema S, integrante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O temor de Dárcy é o corte de vagas nas escolas do Sesi e Senai, administradas pela Fiesp.

Entretanto, os cortes na educação não ficarão restritos ao Estado e ao Sesi e Senai: a educação municipal também vai sofrer alterações. Alguns pais de alunos da Escola Municipal Áurea Apparecida Braghetto Machado foram informados que a partir do ano que vem, a etapa II, equivalente à pré-escola, não contará mais com ensino em tempo integral.

Uma mãe, que não quis se identificar, afirmou que o filho que está passando para esta etapa não conseguirá passar o dia na escola, como ocorre atualmente com a etapa I. Ainda disse que a escola marcará uma reunião para explicar a situação para todos os pais, além dos que tiveram a informação previamente.

A Secretaria Municipal da Educação confirma que haverá uma reestruturação na escola, e por isso ocorrerá o término do período integral para etapa II da escola, em nota encaminhada à reportagem do Portal Revide. “O atendimento da Etapa II ocorre em período integral e, a partir da reestruturação, que deverá ser avaliada pelo Conselho de Escola, será em período parcial”, afirma.

A nota ainda informa que a reestruturação do atendimento na Emei Áurea Aparecida Braghetto Machado prevê a continuidade de período integral para alunos do Maternal II e Etapa I “de modo a atender toda a demanda manifesta naquela localidade”.

Revide On-line
Bruno Silva
Leonardo Santos
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: