Nova etapa do corredor de ônibus Norte-Sul passará por quatro avenidas de Ribeirão Preto
Fazem parte do trajeto as avenidas Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Jr. e Independência

Nova etapa do corredor de ônibus Norte-Sul passará por quatro avenidas de Ribeirão Preto

Trechos 2 e 3 do corredor terão 9 km de extensão pela Independência, Meira Jr., Paschoal Innechi e Mogiana

A ordem de serviço que autoriza o início da implantação dos trechos 2 e 3 do corredor de ônibus Norte-Sul foi assinada na sexta-feira, 14. As obras, que também incluem a implantação de uma ciclovia na Avenida Luzitana, fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, que prevê a implantação, ao todo, de 56 quilômetros de corredores de ônibus na cidade. Já estão em execução os corredores das avenidas do Café, Dom Pedro I e Saudade.

Segundo a prefeitura, com a implantação dos trechos 2 e 3 do corredor Norte-Sul, serão beneficiados entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público. Fazem parte do trajeto as avenidas Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Jr. e Independência. Além dessas avenidas, o corredor Norte-Sul é formado pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta, Cel. Fernando Ferreira Leite e um trecho da Avenida Independência.

"Também será feito uma ciclovia que vai ligar a Avenida Independência com a Cel. Fernando Ferreira Leite, pela Ferreira Leite até cruzamento da Caramuru, subindo a Luzitana, entrando na Cásper Líbero até o final. Esse investimento faz parte do conjunto de 56 km de corredores que vão permitir que os ônibus da cidade sejam colocados nos canteiros centrais para que os usuários possam entrar e sair dos ônibus nessas estações, criando mais fluidez, mais tranquilidade e segurança e menor tempo de deslocamento”, afirmou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB).

Horários de pico

Segundo um levantamento feito pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito em Ribeirão Preto, nos horários de pico, a avenida Mogiana recebe cerca de 1.500 veículos por sentido, enquanto a Paschoal Innechi recebe até dois mil. Já a Meira Júnior registra 2,2 mil e, a Independência, três mil motoristas por sentido.

A obra será realizada pela empresa DGB Engenharia, licitada por R$ 36.376.686,65, uma economia de 28,32% aos cofres públicos frente ao investimento previsto inicialmente, de R$ 50.752.652,86. O prazo de execução é de 18 meses.

Estrutura

“Este é o corredor mais diferenciado que teremos na cidade, visto que as paradas de ônibus serão localizadas no canteiro central das avenidas, a cada 500 metros, com faixas de rolamento exclusivas para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais. Além disso, contará com botoeiras para pedestres e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito”, explica o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

O projeto contempla a melhoria nos canteiros centrais para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente quem tem dificuldades de mobilidade. O secretário explica que todas as esquinas terão rampas de acesso com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia.

Segundo a prefeitura, será feito também um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os corredores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veículo, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.


Foto: Fernando Gonzaga/ Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: