Prefeitura de Altinópolis interdita 19 grutas após laudo técnico

Prefeitura de Altinópolis interdita 19 grutas após laudo técnico

Defesa Civil exigiu estudos geológicos para evitar novos acidentes

A Prefeitura de Altinópolis interditou todas as 19 grutas do município nesta quinta-feira, 11. Após o desabamento na gruta Duas Bocas que vitimou nove bombeiros civis, a Prefeitura solicitou um laudo técnico da gruta feito pela Defesa Civil. A medida visa evitar novos acidentes enquanto novos estudos são realizados.

O laudo foi elaborado por profissionais da Defesa Civil, geólogos e especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e do Instituto de Pesquisas Ambientais, entre os dias 1º e 2 de novembro. Os especialistas apontaram estruturas favoráveis aos desplacamentos como fraturas, fissuras, além de manchas de umidade no teto.

Com base nas análises, o documento indicou quatro recomendações:

- A realização de estudos geológicos com análise estrutural das rochas que compõe a gruta para analisar a estabilidade das paredes e tetos da gruta. "Identificando-se os blocos em balanço e zonas de blocos instáveis por escorregamento e/ou desplacamento";

- a interdição temporária para o acesso de visitantes até que sejam realizados os estudos e a implantação de protocolos de segurança ou intervenção estrutural;

- determinar a cronologia do acidente, a partir da coleta de informações e imagens das equipes que frequentam o local e também dos sobreviventes;

- realização de monitoramento constante e sistemático na Gruta das Duas Bocas, e demais grutas na região, principalmente nos períodos chuvosos intensos, com o objetivo de identificar possíveis novas áreas instáveis e/ou outros mecanismos a serem identificados.

Defesa Civil apontou manchas de infiltração no teto da gruta

Interdição

Como solução, a Prefeitura de Altinópolis interditou o acesso ao interior de todas as 19 grutas e cavernas localizadas no município. "Os proprietários das terras onde as grutas estão localizadas serão notificados para que, pretendendo permitir o acesso ao interior do espaço, promovam o monitoramento constante e sistemático do local, bem como elaborem o devido estudo geológico e plano de manejo", determinou a nota assinada pelo prefeito José Roberto Ferracin Marques (PSD)

As grutas interditadas foram:

Gruta do Itambé
Gruta Duas Bocas
Gruta Olho de Cabra
Gruta Sertãozinho de Cima
Gruta Sertãozinho de Baixo
Gruta Túnel Fradinhos
Gruta do Edgar
Gruta Paraná
Gruta Cinco Bocas
Gruta da Captação de Água
Caverna Águas Virtuosas
Caverna da Prata
Boca do Cânion
Abrigo da Chuva
Abrigo da Picada
Caverna Pratinha
Abrigo do Coelho
Abrigo Fradinhos 
Gruta Reservatório

O caso

O teto da Gruta Duas Bocas, no município de Altinópolis desabou deixando 10 bombeiros civis soterrados, na madrugada do domingo, 31 de outubro. O local é próximo à gruta e à cachoeira Itambé, pontos turísticos famosos da cidade. 

A Gruta Duas Bocas fica em um propriedade particular e foi usada pelos Bombeiros Civis para a realização de um treinamento. Ao todo, 26 pessoas participavam da ação. O treinamento teve início na tarde do sábado, 30, e o grupo acamparia no local. O acidente ocorreu na madrugada de domingo, a Defesa Civil foi acionada por volta das 1h.

Entre as nove vítimas, seis eram de Batatais, uma de Monte Santo de Minas, uma de Sales de Oliveira e uma de Altinópolis. Veja a lista com os nomes abaixo:

Batatais
Celso Galina Junior
Jenifer Caroline da Silva
José Cândido Messias da Silva
Elaine Cristina de Carvalho
Rodrigo Triffoni Calegari
Jonatas Ítalo Lopes

Altinópolis
Natan de Souza Martins

Monte Santo de Minas
Débora Silva Ferreira

Sales Oliveira
Ana Carla Costa Rodrigues de Barros


Foto: Divulgação

Compartilhar: