Prefeitura de Ribeirão Preto alerta a população sobre descarte irregular de resíduos sólidos
Ecopontos como o de Bonfim são os locais apropriados para o depósito de resíduos

Prefeitura de Ribeirão Preto alerta a população sobre descarte irregular de resíduos sólidos

No primeiro trimestre de 2023, ecopontos receberam aproximadamente 4mil toneladas de resíduos

A cidade de Ribeirão Preto sofre diariamente com o descarte irregular de resíduos sólidos, lixo e inservíveis em áreas públicas e particulares, canteiros centrais, praças, córregos e rios, entre outros. O local correto para esse descarte são os seis ecopontos implantados pela Prefeitura Municipal, localizados estrategicamente para abranger diferentes regiões da cidade.

 

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Catherine D’Andrea, o Departamento de Limpeza Urbana trabalha constantemente na limpeza das áreas atingidas pelo descarte irregular. “Estamos sempre limpando os pontos viciados de descarte irregular. Contudo, se torna insuficiente diante da grande quantidade de resíduos”, afirma D’Andrea.

 

Os ecopontos substituem as caçambas sociais e atendem áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos. O serviço é totalmente gratuito à população e funciona todos os dias da semana, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Cada pessoa pode fazer a entrega voluntária de até 1 m3 (um metro cúbico) de resíduos (entulho, móveis velhos, colchões e lixo reciclável).

 

No primeiro trimestre deste ano (2023), os ecopontos receberam aproximadamente 4 mil toneladas de resíduos, atendendo 23 mil pessoas. Em 2022, aproximadamente 67 mil pessoas utilizaram esses espaços para a entrega de 230 toneladas de recicláveis, 10 mil toneladas de resíduos da construção civil e 4 mil toneladas de inservíveis.

 

O ecoponto mais movimentado do ano passado foi o do bairro Alexandre Balbo, com o registro de 20.580 acessos de munícipes, seguido pelo ecoponto do Jardim Centenário, com 16.740 acessos. Em terceiro lugar ficou o ecoponto do Jardim das Palmeiras II, com 16.332 acessos, e em quarto, o ecoponto do Jardim Paiva, com 9.786 acessos. Já o ecoponto do Jardim Santos Dumont ficou com o quinto maior número de acessos, no total de 2.436 pessoas, e o ecoponto do Jardim São Fernando (Bonfim Paulista), que começou a funcionar em setembro, ficou em sexto lugar, com 1.044 acessos.

 

De acordo com as Leis Municipais nº 2095/06 e 2503/11, o descarte irregular é crime. Uma maneira de combater essa ação é denunciando os infratores pelo telefone 156 - SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe) ou pelo 199, na Guarda Civil Metropolitana.


Fernando Gonzaga

Compartilhar: