
Ribeirão Preto retomará Coleta Seletiva
Início da operação porta a porta está programado para o dia 1º de julho, contemplando 100% da cidade
Após um período de suspensão judicial, a licitação para a contratação do serviço de coleta seletiva porta a porta em Ribeirão Preto foi concluída pela Prefeitura Municipal, com a ampliação do serviço para 100% do município, e o início da operação está programado para o próximo dia 1º de julho.
Em nota, a Prefeitura Municipal afirma que a retomada deste serviço reflete a renovação do compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos, sendo um passo significativo na jornada da cidade rumo à sustentabilidade. A ampliação do serviço para toda a cidade garantirá que todos os moradores tenham a oportunidade de contribuir de forma direta para a redução do impacto ambiental, promovendo a cultura de reciclagem e responsabilidade social.
"Estamos muito satisfeitos em anunciar que a coleta seletiva porta a porta está de volta e, desta vez, alcançando todos os cantos de Ribeirão Preto. É a primeira vez na história da cidade que a coleta seletiva irá abranger 100% da área urbana. Esta iniciativa não só promove a sustentabilidade, mas também gera empregos e conscientiza a população sobre a importância da reciclagem", disse a secretária da Infraestrutura, Catherine D’Andrea.
A intenção com o início do serviço de coleta seletiva em 100% da cidade é tornar Ribeirão Preto um modelo de desenvolvimento sustentável, um exemplo para outras cidades brasileiras. “Juntos, governo e população, devem construir um legado de responsabilidade e cuidado com a cidade, garantindo que as futuras gerações herdem um planeta mais limpo e saudável”, enfatiza a nota.
Papel crucial
Com a inclusão de toda a cidade no programa, a expectativa é que haja um aumento significativo na quantidade de materiais reciclados, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia da cidade, pois a coleta seletiva desempenha papel crucial na gestão de resíduos, ajudando a diminuir a quantidade de lixo a ser encaminhada para o aterro sanitário, a reduzir a poluição e a conservar recursos naturais.
Não há necessidade de separação por tipo de material — plástico, metal, papel, etc —, eles podem ser descartados juntos em caixas ou sacos, mas precisam estar limpos. A triagem será feita pela Cooperativa de Reciclagem que fará também o processamento e a comercialização dos materiais. "A participação da comunidade é fundamental para o êxito desta iniciativa. Precisamos que todos façam a sua parte para que possamos construir um futuro mais sustentável juntos”, ressaltou a secretária.
A coleta seletiva porta a porta será realizada uma vez por semana em 100% da área urbana do município. O dia e hora em que a coleta será realizada em cada bairro pode ser conferido no site da prefeitura. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
Além da coleta porta a porta, também está disponível uma rede de coleta ponto a ponto para o recebimento de distintos materiais todos os dias, das 7h às 19h. São seis ecopontos que recolhem, em média, 70 toneladas/mês de resíduos recicláveis secos (papel, papelão, plásticos, metais, vidro e embalagem longa vida), resíduos da construção civil (RCC (Classe A), tijolos, blocos, telhas, componentes cerâmicos, argamassa, concreto, solo); resíduos verdes (restos da arborização, galhos e cascas de árvores, folhas e flores (ensacados); resíduos volumosos (móveis e mobílias velhos ou danificados – colchões, sofás, armários, estantes); eletrodomésticos e eletroeletrônicos (geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, celulares, computadores, televisores, rádios, baterias, pilhas) e pneus de veículos automotivos (carros, motos, bicicletas).
Nos ecopontos a população tem a certeza que seu resíduo terá destinação correta. Os resíduos da construção civil são encaminhados para a Usina de Reciclagem de Entulho da Prefeitura, os recicláveis são destinados à Cooperativa de Reciclagem, os inservíveis são encaminhados ao Transbordo, e posteriormente destinados a aterro sanitário para destinação ambientalmente adequada, os pneus são coletados pela SP330 Logística Reversa, sem custos ao município e os eletrodomésticos e eletroeletrônicos são coletados pela ABREE, também sem custos ao município, para serem encaminhados para logística reversa de seus componentes. Os limites para estes descartes podem ser conferidos no site da Prefeitura.
CONFIRA AQUI
Os parques Raya e Curupira também recebem materiais recicláveis entregues pela população.
divulgação