Prefeitura de RP vai abrir licitação para contratar sétimo ecoponto
Ecoponto será incorporado à Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil

Prefeitura de RP vai abrir licitação para contratar sétimo ecoponto

Licitação está marcada para o dia 29 de setembro, às 9h; valor estimado é de R$ 1,55 milhão

A Secretaria Municipal da Administração promoverá no dia 29 de setembro, às 9h, abertura de licitação para contratar a construção do sétimo ecoponto de Ribeirão Preto, que será incorporado à Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil, localizada na Avenida General Euclydes de Figueiredo, nº 278 – Simioni, para facilitar a logística operacional.

 

Além do ecoponto, a obra prevê benfeitorias na Usina, como melhorias no acesso, estacionamento e construção de refeitório, vestiário e salas administrativas. O valor total estimado para a contratação do serviço é de R$ 1.557.007,11.

 

As empresas interessadas em participar da licitação podem acessar mais informações sobre o certame no site da Prefeitura de Ribeirão Preto (Tomada de Preços nº 030/2023).

 

Estrutura Atual

 

Ribeirão Preto já conta com seis ecopontos em funcionamento, localizados em pontos estratégicos da cidade e preparados para receber materiais recicláveis, resíduos da construção civil e inservíveis.

 

Os ecopontos substituem as caçambas sociais e atendem áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1m³ de cada tipo de material.

 

No período de janeiro a agosto de 2023, aproximadamente 60 mil pessoas utilizaram esses espaços para a entrega de 348 toneladas de recicláveis, 10 mil toneladas de resíduos da construção civil e 10 mil toneladas de inservíveis.

 

O ecoponto mais movimentado foi o do bairro Alexandre Balbo, com o registro de 16.184 acessos de munícipes, seguido pelo ecoponto do Jardim Centenário, com 13.885 acessos. Em terceiro lugar ficou o ecoponto do Jardim das Palmeiras II, com 12.779 acessos, e em quarto o do Jardim Paiva, com 11.799. Já o ecoponto do Jardim São Fernando (Bonfim Paulista) ficou com o quinto maior número de acessos, no total de 3.072 pessoas, e o ecoponto do Jardim Santos Dumont ficou em sexto lugar, com 2.350 acessos.

 

Plano de Implantação de Ecopontos

 

O objetivo final é atingir a implantação de 29 ecopontos em Ribeirão Preto, o que deve ocorrer em quatro fases distintas, conforme o plano elaborado pela Divisão de Projetos de Obras Públicas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

 

A proposta de divisão em fases é importante para que seja possível monitorar e avaliar os equipamentos implantados e incorporar melhorias para os projetos dos equipamentos futuros.

 

No caso do sétimo ecoponto, por exemplo, que inaugura a segunda fase de implantação, o projeto de construção ampliou os espaços de manobra e melhorou os fluxos de circulação para maior conforto dos usuários. Também serão previstas neste e nos próximos ecopontos estruturas cobertas para possibilitar o recebimento de mais tipos de resíduos, como lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes.

 

Confira a localização dos ecopontos:

 

1)    Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo

 

Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375

 

 2)    Ecoponto Jardim Centenário

 

Rua Arthur Ramos, nº 1185

 

3)    Ecoponto Jardim Santos Dumont

 

Rua Guará, nº 2225

 

4)    Ecoponto Jardim das Palmeiras II

 

Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli

 

5) Ecoponto Jardim Paiva

 

Avenida Senador Teotônio Vilela,1285

 

6) Ecoponto Jardim São Fernando

 

Avenida Miguel Padulla, 400

 


Fernando Gonzaga

Compartilhar: