Prefeitura discute ações para conter alto número de queimadas em Ribeirão Preto
Ribeirão já registrou cerca de 40 incêndios por dia em período de seca

Prefeitura discute ações para conter alto número de queimadas em Ribeirão Preto

Três mil focos de incêndio já foram registrados na cidade em 2017; secretários se reúnem para controlar o problema

A Prefeitura de Ribeirão Preto convocou uma reunião de secretários de pautas estratégicas na última terça-feira, 19, para combater o alto número de queimadas urbanas e incêndios na cidade.

Já são mais de três mil focos de incêndio registrados em 2017. Apenas em julho, ainda no período de seca na cidade, houve cerca de 1.200 ocorrências de queimadas em Ribeirão e região, uma média de 40 casos por dia.

Os secretários afirmaram que é imprescindível a colaboração da população com a prefeitura e os corpos de bombeiros da cidade na luta contra as queimadas.

Entre as ferramentas que o cidadão pode usar para alertar as autoridades estão o telefone 153 da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas por dia e o aplicativo RiberOn, que anexa documentos como fotos e vídeos para registrar melhor as ocorrências de incêndio.

A prevenção de queimadas urbanas será intensificada com uma maior fiscalização a terrenos sujos e descartes de galhos secos e os demais materiais que possam causar incêndios. Quem não cumprir as regras está sujeito à multa. Somente neste ano, foram duas mil ocorrências de terrenos irregulares.

A Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está desenvolvendo um mapeamento de áreas verdes da região para identificar melhor focos mais propícios a se incendiarem e responder de maneira mais rápida os chamados.

Outra medida da prefeitura é aumentar a educação ambiental nas escolas, distribuindo folders educativos em que ensina como evitar incêndios e queimadas urbanas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: