Principais serviços de Ribeirão Preto têm combustível para funcionarem até quarta-feira, 30
Greve dos caminhoneiros afeta, inclusive, alimentação dos animais do Bosque/Zoo Fabio Barreto

Principais serviços de Ribeirão Preto têm combustível para funcionarem até quarta-feira, 30

Saúde será tratada com prioridade, segundo o prefeito Duarte Nogueira

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), convocou uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 25, para falar sobre os impactos dos protestos dos caminhoneiros no serviços públicos de Ribeirão Preto. Separando por blocos, prefeito listou os principais serviços da cidade que são afetados pela greve. Na entrevista, Nogueira declarou que, assim que a greve for encerrada e o abastecimento for restabelecido, os serviços devem levar cerca de 72 horas para voltarem à normalidade. 

No momento, a prefeitura entrou com um um protocolo junto ao Tribunal de Justiça, com uma medida cautelar, para assegurar o fornecimento de combustível para transportes de interesse público - o que inclui veículos escolares, saúde e a guarda civil municipal.

Educação

Como já havia comunicado o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) , a partir de segunda-feira, 28, as escolas municipais serão afetadas pelo desabastecimento provocado pela greve. Inclusive, nesta sexta-feira, 25, as refeições não tiveram alguns produtos de hortifrutigranjeiros e, com a continuação da greve, pode faltar, também, carne. Nogueira afirmou que caso o abastecimento não seja retomado até terça-feira, 29, as crianças do ensino municipal terão apenas arroz e feijão disponíveis para merenda. Além da merenda, o prefeito minimizou o problema do transporte escolar. "A empresa que presta serviço escolar deixou de transportar 600 crianças de um total de 45 mil alunos", alegou. 

Leia mais:
Prefeitura de Ribeirão adia processo seletivo da Fundação Santa Lydia em função da greve

Saúde

O diesel utilizado pelas ambulâncias da cidade possuem estoque para funcionarem até a terça-feira, 29, à tarde, sem risco de interrupções. Nogueira ainda frisou que o transporte de pacientes intermunicipais, principalmente os que realizam hemodiálise, terão prioridade. Inclusive, com a economia de combustível em outras áreas sendo revertida para estes pacientes. 

Transporte coletivo 

O transporte coletivo segue funcionando com os horários de sábado. Entretanto, no domingo, 27, não haverá serviço de transporte coletivo em Ribeirão Preto. A interrupção será necessária para que o serviço funcione na segunda-feira, ainda em regime de horário igual a sábado, porém, circulando normalmente nos horários de pico.

Coleta de lixo

A coleta de lixo irá funcionar até este sábado, 26, à noite. "Pedimos que a população não coloque o lixo na rua a partir de domingo para evitarmos maiores problemas", afirmou Nogueira. 

Daerp

O abastecimento de flúor e cloro do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto funcionará normalmente até o final da próxima semana. Os reparos do Departamento também serão reduzidos, sendo tratados apenas os casos emergenciais. 

Bosque Municipal Fábio Barreto

A carne e os vegetais frescos devem acabar na segunda-feira, 28. Após isso, o Bosque passa a tratar dos animais com ração que possui estoque para mais dez dias. 

Leia mais:
Temer autorizou que "forças federais" intervenham na greve dos caminhoneiros
Transerp suspende a circulação de ônibus no próximo domingo, 27, em Ribeirão Preto
Governo anuncia acordo para suspender greve dos caminhoneiros por 15 dias
Com greve, obras são paralisadas e falta alimentos em escolas de Ribeirão Preto
Greve dos caminhoneiros: supermercados chegaram a limitar produtos em Ribeirão Preto



Sob supervisão de Marina Aranha.


Fotos: FL Piton/ JF Pimenta

Compartilhar: