Ribeirão Preto recebe "maratona" de ações para o combate à corrupção
Ação de combate à corrupção acontecerá entre os dias 12 e 21 de novembro, em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto recebe "maratona" de ações para o combate à corrupção

"10 Dias de Combate à Corrupção" pretende “empoderar” a sociedade com informações que levem à apuração de possíveis irregularidades

Ribeirão Preto receberá uma “maratona” de ações para o combate à corrupção. Isso porque, entre os dias 12 e 21 de novembro, acontecerá os “10 Dias de Combate à Corrupção”, que é uma espécie de fórum que discutirá o tema com entidades da sociedade civil e população.

A largada está marcada para o dia 12 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP USP). No dia, haverá palestras sobre o combate à corrupção, que serão ministradas pelo promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, Leonardo Romanelli, que atua na Sevandija, com o procurador Roberto Livianu, do Instituto Não Aceito Corrupção, com Barbara Krysttal, da Associação de Municípios de São Paulo, e com o ex-procurador-geral do Estado Dirceu Chrysostomo.

As palestras também serão transmitidas pelo YouTube. Haverá também eventos em outras universidades de Ribeirão Preto.

Além disso, a população terá acesso à Plataforma RevelaGov, em que poderão realizar denúncias de supostas irregularidades nos órgãos públicos, que serão disponibilizadas para a Polícia e para o Ministério Público Estadual ou Federal.

Um dos organizadores do evento, Lucas dos Anjos, conta que a iniciativa serve para empoderar as pessoas em relação às informações dos municípios, um “empoderamento de informação”, como define.

“Porque ¼ dos Portais de Transparência são fraudados, pois as informações constadas lá não batem com as apresentadas pelos municípios ao Tribunal de Contas, por exemplo. Quando a sociedade sabe dessas informações, você acha que o gestor continuará fazendo isso?”, questiona dos Anjos.

Ele conta que Ribeirão Preto foi escolhida para ser o primeiro município a receber a ação, em razão das plataformas tecnológicas utilizadas no rastreamento de possíveis irregularidades ter começado a serem desenvolvidas aqui. Além disso, conta com um contexto propício, pois o assunto vem sendo muito discutido na cidade.

“Ribeirão Preto tem dois ex-prefeitos presos, mais de 10 vereadores suspeitos de envolvimento em casos investigados. Mas, também, existe um contexto para mudar esse cenário”, pontua. No entanto, Lucas dos Anjos conta que entidades de outras cidades já os procuraram para levar o evento para suas regiões.


Imagem: Ministério da Justiça

Compartilhar: