Ribeirão Preto registra queda nos casos de dengue, aponta Secretaria da Saúde
Nos últimos meses o município apresentou uma queda dos casos de dengue  

Ribeirão Preto registra queda nos casos de dengue, aponta Secretaria da Saúde

Segundo boletim epidemiológico do departamento de Vigilância em Saúde, a cidade teve apenas um caso da doença em novembro

Em novembro, segundo dados do departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, Ribeirão Preto registrou apenas um caso de dengue, uma redução de 99%. No mesmo período do ano passado, foram 101 casos confirmados.

Porém, em 2020, a cidade soma 17.556 pessoas que foram contaminadas pelo mosquito Aedes Aegypti. O índice, de acordo com a pasta, é 20,9% maior que em 2019, quando foram registrados 14.520 casos no mesmo período. 

Desde julho deste ano, o município vem apresentando uma queda no número de casos da doença: julho foram 47 pessoas; em agosto 16 casos; setembro 11 confirmações; outubro 4 casos; e novembro apenas 1.  

“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria residência”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

Ainda segundo informações do boletim epidemiológico, foram dez mortes registradas em consequência da dengue na cidade neste ano. No mesmo período de 2019, foram três óbitos confirmados pela doença.

Outras doenças

No caso da Chikungunya, zika vírus e febre amarela, não houve nenhuma confirmação das doenças em 2020. Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso no mês, mas, no ano, foram registrados 2.190 contaminações. Há um caso de sarampo em investigação.

Leia mais:

Morre estudante de 25 anos diagnosticado com dengue, em Ribeirão Preto

Bebê com dengue morre na região de Ribeirão Preto

Veículos que deveriam ajudar no combate à dengue em Ribeirão Preto estão parados

Pai de criança que morreu por dengue em Ribeirão alega negligência no tratamento do filho

 

 


Foto: F L Piton

Compartilhar: