Segunda etapa da cirurgia das irmãs siamesas deve acontecer no dia 26 de maio
Atualmente, a família vive em uma edícula no Campus da USP, em Ribeirão Preto

Segunda etapa da cirurgia das irmãs siamesas deve acontecer no dia 26 de maio

Após a primeira fase, gêmeas ainda passarão por mais três procedimentos até a separação total

A segunda etapa cirúrgica para separação das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, deve acontecer no dia 26 de maio. 

Após a primeira etapa da cirurgia, realizada no dia 17 de fevereiro, as gêmeas ainda passarão por mais três procedimentos para a separação total dos corpos, que deve ocorrer entre os meses de novembro e dezembro.

Leia mais.
Entenda os quatro processos de separação entre as irmãs siamesas
Família de siamesas busca doações para permanecer em Ribeirão Preto


Hélio Rubens Machado, neurocirurgião chefe responsável pela separação das siamesas, disse em entrevista coletiva, após a primeira cirurgia,  que existem várias etapas do processo cirúrgico. “Serão quatro fases, sendo as três primeiras com cortes para a separação de partes da cabeça, do mesmo tamanho, como vasos e veias, enquanto a última e mais delicada será para a separação definitiva, que deve acontecer no final deste ano. Cada etapa deve ocorrer com um espaço de dois a três meses, depende da situação das meninas”, fala Machado.

Atualmente, a família vive em uma edícula no Campus da USP, na casa do Grupo de Apoio ao Transplante de Medula Óssea (Gatmo), que disponibilizou instalações para que eles ficassem próximos aos médicos e ao hospital ribeirãopretano.


Foto: Divulgação HCFMRPUSP

Compartilhar: