Veja algumas dicas para escapar dos malefícios do verão
Veja dicas para escapar das queimaduras de verão em Ribeirão Preto

Veja algumas dicas para escapar dos malefícios do verão

O protetor solar continua como grande aliado para um bronzeado saudável e duradouro

Com o verão presente, alguns cuidados devem ser tomados para a prevenção de problemas em razão da exposição à luz do sol. O protetor solar continua como grande aliado para um bronzeado saudável e duradouro.

Para não correr risco de queimaduras e até mesmo câncer de pele, é necessário usar um bom filtro solar, além de chapéu de abas largas e roupas apropriadas para a proteção da pele.

A preocupação com o horário também é fundamental. Especialistas recomendam até às 10 horas e após às 16 horas. Pois, entre estes horários há uma maior emissão dos raios ultravioletas, responsáveis por causar câncer de pele.

Hidratação

Muita água e sucos naturais também são uma saída. Ao final do dia, após a exposição solar, procure tomar banho com água fria e utilizar uma pequena quantidade de sabonete líquido. Aplicar uma loção pós-sol ou creme hidratante ajuda a acalmar a pele, hidrata e evita a descamação. Para quem quer manter o bronze, a ingestão de alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, é uma ótima dica.

Cuidados com o coração

O cirurgião vascular Julio Peclat alerta também sobre as mudanças fisiológicas que as elevadas temperaturas podem provocar no sistema cardíaco, além de vasodilatação, que ocasiona inchaço nos membros inferiores.

“Do ponto de vista vascular, o calor gera um fenômeno chamado vasodilatação. Você tem uma dilatação dos vasos e isso gera aumento da estase venosa, ou dificuldade de o sangue dos membros inferiores chegar ao coração. Isso se torna mais lento e, muitas vezes, esse sangue sai de dentro para fora do vaso. Isso leva ao inchaço, aos edemas dos membros inferiores”, explicou Peclat.

A recomendação é que a pessoa tome, pelo menos, entre dois e três litros de líquidos por dia, de preferência água. “Nessa época do ano, a pessoa sua muito, perde muito líquido. Por isso, é importante essa reposição”, afirma Peclat. A alimentação, ele indica, também deve ser leve, evitando comidas gordurosas ou pesadas, dando preferência à carnes brancas e saladas. O sal deve ser reduzido porque absorve muito líquido e pode colaborar para o inchaço dos membros inferiores e superiores.


Foto: Divulgação

Compartilhar: