5 assuntos para puxar quando a discussão política ficar muito tensa
Como manter o almoço familiar na paz? Desvie das eleições com essas dicas de temas do Portal Revide para uma boa conversa

5 assuntos para puxar quando a discussão política ficar muito tensa

Acirramento das discussões nesse período eleitoral tem dividido amigos e famílias

A discussão política tem se acirrado às vésperas das eleições para o segundo turno. O embate, em muitos casos, saiu do campo das ideias e partiu para ofensas pessoais e até agressões. Muitas vezes, as pessoas parecem se esquecer que vivem na mesma cidade e compartilham dos mesmos problemas. Pensando nisso, o Portal Revide selecionou uma lista com cinco assuntos relevantes para Ribeirão Preto e que podem ser discutidos – civilizadamente – entre amigos que estejam se engalfinhando nas redes sociais.
 

1. Responsabilidade social



A responsabilidade social não cabe somente aos políticos - é um dever de todos os cidadãos. Em Ribeirão Preto, existem diversas comunidades carentes que precisam de um olhar especial do poder público e, também, da população. A Comunidade da Locomotiva, por exemplo, foi uma das mais atingidas pela tempestade do último dia 17 de outubro. Que tal chamar seu amigo que discute tanto política com você nas redes sociais para irem lá e fazerem uma boa ação?
 

2. Um olho no Planalto, outro no Rio Branco



É importante o cidadão estar ligado no que acontece em Brasília. Só não pode se esquecer da própria cidade. Um dos fatos que merecem atenção em Ribeirão Preto é o retorno de uma velha novela na cidade: os atrasos de pagamentos da Prefeitura. Comum no governo Dárcy Vera, o atraso no pagamento a fornecedores da Prefeitura de Ribeirão Preto voltou a assombrar as empresas que prestam serviços à administração municipal, principalmente em função das despesas da administração com o Instituto da Previdência dos Municipiários (IPM). Além disso, é sempre bom ficar de olho nas decisões que são tomadas na sede do executivo ribeirãopretano.
 

3. Corrupção local



Também não é só em Brasilia que existe corrupção, e isso o ribeirãopretano bem sabe. Recentemente a Justiça Eleitoral condenou os nove ex-vereadores envolvidos na Operação Sevandija. Todos perderam os direitos políticos por oito anos. São eles: Walter Gomes (PTB), Cícero Gomes (MDB), Maurílio Romano (PP), Samuel Zanferdini (PSD), Capela Novas (PPS), Genivaldo Gomes (PSD), José Carlos Oliveira, o Bebé (PSD), Evaldo Mendonça, o Giló (PTB), Ricardo Silva (PSB) e Guilherme Feitosa (MDB). Todos sempre negaram envolvimento com irregularidades.
 

4. Futebol 



É possível se preocupar com política e assuntos nacionais, sem deixar de lado causas locais ou o futebol. Aliás, o futebol trouxe muitas alegrias aos ribeirãopretanos em 2018, apesar da rivalidade entre torcedores. A ascensão do Comercial à série A3 do Campeonato Paulista e o acesso do Botafogo à segunda divisão do Campeonato Brasileiro foram motivos de comemoração. Isso sem contar o projeto da nova arena do Pantera, que deve movimentar a economia da cidade.
 

5. Dengue



Um velho problema dos ribeirãopretanos não pode sair da pauta. Ainda mais com o aumento de casos no Estado de São Paulo, às vésperas da chegada do Verão, é sempre bom aumentar a atenção. O número de casos de dengue no Estado passou de cerca de 4 mil, entre janeiro e agosto de 2017, para aproximadamente 8,9 mil no mesmo período deste ano, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria Estadual da Saúde.



Sob supervisão de Marina Aranha.
 


Foto: Pixabay / Ibraim Leão / Arquivo Revide

Compartilhar: