Arteterapia leva idosos de volta à infância em Ribeirão

Arteterapia leva idosos de volta à infância em Ribeirão

As mulheres comentam que nas tardes juntas é possível, por um momento, ser outra pessoa e realizar novas aventuras

Uma aula de moda e fotografia fez com que várias idosas de Ribeirão Preto saíssem da rotina, para algo bem mais descontraído na tarde desta terça-feira, 12. Com o auxílio da arteterapeuta Anna Carlomagno e da atriz Renata Carlomagno, as senhoras puderam experimentar de perto o glamour de ser mulher.

Um grupo de mulheres com mais de 50 anos se reúne toda terça-feira para participar de uma aula diferente do habitual. As atividades comandadas pela professora Anna Carlomagno têm como objetivo promover a autoestima, como se cada uma pudesse voltar na infância por um momento.  

“Roda de dança, música alternadas, escolhas e tudo mais. Atividades que trazem o relaxamento, promovem o exercício com a colega e buscam a aproximação sãoessenciais para uma qualidade de vida melhor. No grupo tempos mulheres que já sofrem com o Alzheimer e aqui elas são libertas”, exalta a terapeuta ocupacional.

Elza Macedo de Lima, de 80 anos, é uma das participantes da atividade e diz que aprende muito com o passar das semanas. “Aqui eu me distraio, conheço novas pessoas e faço muitas amizades. Em casa minha vida é comum, faço sempre as mesmas atividades, brinco com minha cachorrinha Sofia. Nas aulas percebo que além de aprender podemos ensinar. Essa atividade de fotografia, moda e maquiagem é algo que nunca tinha feito na vida. Com certeza me sinto mais bonita”, conta.

Shirley Durante da Silva, de 79 anos, comenta que adora participar das aulas. “Na minha vida tenho feito coisas que gosto. Entre minhas atividades preferidas está a costura, que é o que faço na maior parte do tempo. Ao vir no grupo, tenho novas experiências e novos pensamentos e quando falto sinto um vazio dentro do meu coração”, comenta.

As oficinas de Arteterapia para a terceira idade ocorrem às terças-feiras, das 15h30 às 17h, no Centro Cultural Palace. Com o valor de R$ 30 mensais, todos os idosos podem participar. Os que possuem alguma limitação, como o Alzheimer, por exemplo, serão avaliados inicialmente.


Fotos: Pedro Gomes

 

Compartilhar: