Com tanques de guerra e alunos de escolas públicas, general recebe título de Cidadão Ribeirãopretano

Com tanques de guerra e alunos de escolas públicas, general recebe título de Cidadão Ribeirãopretano

Homenagem foi proposta por Mesa Diretora da Câmara e articulada pelo Juiz Desembargador do TJSP Ricardo Braga Monte Serrat

Com presença de tanques de guerra e alunos de duas escolas de Ribeirão Preto na Câmara Municipal, foi realizada nesta sexta-feira, 24 de maio, a cerimônia de entrega do título de cidadão ribeirãopretano ao general de Exército Guido Amin Naves.

 

Naves é comandante Militar do Sudeste e atualmente trabalha na capital paulista. Ele nasceu em Franca, mas cresceu e viveu em Ribeirão Preto até sua entrada no Exército, em 1977. “Eu sempre me considerei um ribeirão-pretano. Eu vi a (avenida) Fiúsa sem prédios ainda e também me lembro quando o Lagoinha era um bairro distante do Centro”, falou o militar emocionado em seu discurso.

 

A homenagem foi arquitetada pelo Juiz Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Ricardo Braga Monte Serrat e pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. “Eu tive a honra de acompanhar todas as conquistas do general de quatro estrelas Guido Amin Naves, que conquistou a patente mais alta do Exército, e sei da ligação dele com Ribeirão Preto, principalmente com o bairro Campos Elíseos”, disse Monte Serrat.

 

O homenageado estudou na Escola Municipal Fábio Barreto e na Escola Técnica e de Ensino Médio José Martimiano. Cerca de 200 alunos das duas instituições, levados por ônibus do transporte público de Ribeirão, acompanharam a solenidade que durou pouco mais de duas horas.

 

Além da ligação com Ribeirão Preto, o general também destacou o trabalho do Exército durante as enchentes no Rio Grande do Sul. “Nós montamos uma verdadeira operação de guerra para salvar o máximo de pessoas possível e diminuir os impactos das chuvas por lá”, disse.

 

Carreira Militar

 

Guido Amin Naves ingressou em primeiro lugar na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se formou Bacharel em Ciências Militares. É mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

 

Recentemente, Naves atuou como Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia durante o governo Bolsonaro e foi nomeado Comandante Militar do Sudeste em janeiro de 2023, já na gestão do presidente Lula.

 

 

Tanque Ribeirão Preto

 

Dois grandes tanques blindados Guarani, usados pelo Exército em missões especiais, foram apresentados aos estudantes na parte final da solenidade. Um deles foi batizado com o nome Ribeirão Preto, com direito à quebra de uma garrafa de espumante. Os veículos pertencem ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Pirassununga.

 

Uma exposição foi aberta com artigos da Polícia do Exército e Operações Urbanas, nos saguões do primeiro e segundo andares do Anexo da Câmara Municipal e ficará aberta para a população nas próximas semanas.

 

 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: