Ribeirãopretano é bicampeão em Olimpíada de Física
Ribeirãopretano é bicampeão em Olimpíada de Física

Ribeirãopretano é bicampeão em Olimpíada de Física

Garoto recebeu a medalha no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Pelo segundo ano consecutivo, o estudante Guilherme Machado, 12 anos, do Liceu Albert Sabin, foi premiado com a medalha de ouro pela Olimpíada Paulista de Física. A competição teve, em 2016, aproximadamente 15 mil inscritos e premiou 147 concorrentes, dos quais apenas três são de Ribeirão Preto.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 25 de março no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Guilherme Machado diz que, além da física, adora matemática, astronomia e computação. Apesar da pouca idade, já coleciona oito medalhas em olimpíadas científicas entre competições estaduais e nacionais. Seu gosto é tamanho que, além das duas medalhas de ouro na OPF, já conquistou duas medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia, duas medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica, uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática e uma medalha de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil.

Os outros dois alunos que também se destacaram na competição e foram premiados com medalha de prata foram Nicolas Theo de Aures Galvão, do 9º ano do colégio Marista, e Samuel Higino Gomes, do 6º ano do Liceu Albert Sabin.

Olímpiada Paulista de Física

A Olimpíada Paulista de Física (OPF) é um programa da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi) que se destina a estimular o ensino, o estudo e a pesquisa da Física; divulgar e valorizar a profissão do físico e do professor de Física; aprofundar a relação entre o ensino fundamental, médio e superior; e identificar estudantes talentosos e estimulá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

A OPF destina-se a estudantes do ensino básico (fundamental e médio) regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais ou particulares, sem limite de idade. Para chegar ao título, é necessário que a pessoa se classifique na fase regional, para, então, competir na fase estadual em busca do reconhecimento.

 


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: